Notícias

Madeira dinamiza empresários

06.03.2003


  PARTILHAR




Maribela Freitass

A promoção do espírito empreendedor é um dos objectivos que a Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF) quer atingir com o programa de incentivo à criação de empresas "Empreendedores do Futuro", lançado recentemente. Com duração até Dezembro, esta iniciativa destina-se aos actuais e futuros empreendedores da região da Madeira e vai auxiliar a constituição de novas empresas..






Numa altura em que o desemprego atinge níveis que há muito não se faziam sentir em Portugal, a criação do auto-emprego surge como uma alternativa a esta situação. Alerta a este panorama a ACIF, em parceria com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) e com o financiamento do Programa Operacional de Economia (POE) está a implementar o programa "Empreendedores do Futuro" que se destina a promover o espírito empresarial, estimulando e apoiando a criação e o desenvolvimento de novas ideias, empresas e de novos sectores.

Para concretizar estes objectivos, o programa contempla um conjunto de iniciativas que visam conquistar a atenção e interesse de potenciais empreendedores, fixando-os no portal "Empreendedores do futuro" (www.acif-empreendedores.com) onde os potenciais empresários e as suas futuras empresas se começarão a formar, auxiliando-os na elaboração dos respectivos Business Plan e concretização da suas ideias. Até agora e de acordo com Carlos Pereira, secretário-geral da ACIF é grande o número de adesões já registado no portal.

Os jovens que já terminaram ou estão a terminar os estudos, qualquer que seja o seu grau académico e a via de ensino, bem como os profissionais com perfil e vocação de empreendedor, constituem o público-alvo do programa "Empreendedores do futuro".

Para Carlos Pereira "a ideia base deste programa é a criação de um conjunto de empresas". Serão seleccionados seis a oito dos melhores planos de negócio apresentados pelos potenciais empresários, para os quais se procurará financiamento que garanta a sua viabilização. "Em junho será aberto um concurso de apresentação de projectos de negócio, em que serão escolhidos os melhores", explica Carlos Pereira.

De Agosto a Dezembro, serão criadas as condições para a concretização das empresas que ficarão sediadas no Madeira Tecnopolo, mais um dos parceiros deste projecto. A ambição da ACIF é que em Dezembro tenham conseguido auxiliar na criação de mais do que as oito empresas inicialmente prevista neste projecto.

Até a apresentação do vencedores no final do ano, serão realizadas várias conferências que debaterão temas como o perfil do empreendedor, os negócio do futuro ou os aspectos ligados à liderança. Serão ainda desenvolvidas iniciativas de divulgação dos "Empreendedores do futuro" junto da população da região, dos alunos de vários níveis de ensino e nas empresas. O objectivo é só um: "passar a mensagem do empreendedorismo e assim cumprir os objectivos do programa", acrescenta Carlos Pereira.





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS