Notícias

IRVA combate discriminação no Norte

06.03.2003


  PARTILHAR




Cátia Mateus

O COMBATE à discriminação no acesso ao mercado laboral está cada vez mais aceso em Portugal. A mais recente iniciativa comunitária lançada neste domínio chama-se IRVA - Inserção Real na Vida Activa e tem como prazo de execução Outubro de 2004. Trata-se de um programa subsequente à iniciativa comunitária EQUAL, cujo objectivo basilar é a criação de um mercado de trabalho aberto a todos, através da identificação e divulgação das vantagens de recrutamento de públicos mais desfavorecidos.






A iniciativa, dá os primeiros passos a norte do país e reúne cinco parceiros de peso: a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE); a Câmara Municipal de Matosinhos; o Instituto de Solidariedade e Segurança Social - Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto; a Associação Empresarial de Portugal e a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA).

"Promover o envolvimento efectivo de empresas e outras organizações, adequar práticas às exigências de uma actuação que favoreça os percursos integrados de orientação, formação e inserção e dotar de competências sociais, pessoais e profissionais, certos grupos com dificuldades acrescidas de emprego"
, elegem-se as permissas deste projecto comunitário. Para alcançá-las, os parceiros envolvidos delinearam um vasto conjunto de acções onde a multidisciplinaridade é caracteristica dominante.

Em termos concretos, o IRVA deverá promover (nesta fase) a integração efectiva de 18 indivíduos no universo laboral, contribuindo para a melhoria das suas condições de vida (profissional, emocional e familiar), aumento da auto-estima e da predisposição para a aprendizagem, nomeadamente no que concerne à apetência para frequentar cursos de formação com componente certificativa.

Conduzido a partir de Matosinhos, o IRVA pretende assegurar não só o sucesso da "plataforma técnica" de combate à discriminação, como também promover o acompanhamento da integração profissional, ao mesmo tempo que não descuida a aposta na realização de acções de sensibilização, actividades de formação e assistência psico-social.

A concepção de materiais pedagógicos adaptados aos diferentes públicos, de um Manual de Boas Práticas e de um Portal Digital (destinado a assegurar a comunicação entre parceiros), assumem-se também como prioridades. Acções a que se juntam ainda, a realização de encontros de emprego, perscrutação de potenciais empregadores e a negociação de protocolos para criação de novos serviços.

Aos cinco parceiros nacionais do programa junta-se ainda a cooperação com uma uma instituição italiana. Um "composto" de sucesso que garantirá, afiança a coordenação do programa, "uma maior facilidade de recrutamento de pessoal, a evolução das competências técnicas dos recursos humanos, a resposta eficáz às carências empresariais, a valorização do papel social e a aperfeiçoada participação no progresso local". Para a coordenadora do programa, Lília Pinto, o estreitar das relações entre os vários parceiros deste projecto é condição essencial para o seu sucesso. A responsável adianta mesmo que "a cidade de Matosinhos, onde decorre a iniciativa, tem desde sempre uma cultura de parceria".

O programa EQUAL, do qual decorre o projecto IRVA, tem por objectivo beneficiar os índividuos vítimas de atitudes de discriminação. Co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), o programa actua essencialmente ao nível da Adaptabilidade, Empregabilidade , Igualdade de Oportunidades entre sexos e Espírito Empresarial.

Além do combate às desigualdades, este programa tem ainda em vista "proporcionar um tubo de ensaio para a descoberta de novas formas de lançamento de doutrinas laborais". Um objectivo a alcançar através da "experimentação de ideias inovadoras relacionadas com as prioridades políticas nacionais".





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS