Notícias

Lisboa capital das profissões

De 9 a 12 de Dezembro decorre na FIL o Campeonato Europeu das Profissões/Euroskills 2010. Para além de assistir à competição, os visitantes podem contactar de perto com o mundo empresarial e experimentar algumas das atividades em destaque no evento.
23.09.2010 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



A capital vai acolher em Dezembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), cerca de 500 concorrentes oriundos de 26 países que vão participar no Campeonato Europeu das Profissões/Euroskills 2010, organizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o European Skills Promotion. Promover este encontro é uma oportunidade para divulgar a formação desenvolvida em Portugal.

«A organização deste evento é uma oportunidade para mostrar a formação que fazemos e também para cativar jovens para essa mesma formação. Obriga também a modernizar, na medida em que todos os parceiros, escolas e centros de formação, têm de se organizar de acordo com as regras exigentes que existem nestes campeonatos» , refere Francisco Madelino, presidente do conselho diretivo do IEFP.

Lisboa capital das profissões – paixão e desafio é o lema do evento. A menos de três meses da sua realização, são já conhecidas algumas das iniciativas previstas. São esperados mais de 50 mil visitantes, dos quais 30 mil serão jovens. Ao todo vão estar a competir cerca de 500 pessoas representantes de 51 profissões que serão divididas por seis grandes grupos: artes criativas e moda; tecnologia de engenharia e fabrico; transporte e logística; tecnologias de informação e comunicação; construção e edifícios e serviços pessoais e à comunidade.

Mais do que apenas uma competição, o campeonato pretende ser também um espaço aberto que promova a aproximação entre os visitantes, as profissões em concurso, a formação e o empresariado. Este último terá um espaço próprio «onde as empresas vão mostrar as áreas em que recrutam para que as pessoas que nos vistam tenham noção das suas necessidades presentes e futuras e possam escolher a sua formação com base nessas funções» , explica Francisco Madelino. Vai existir também na FIL um «Espaço Experimenta a Profissão». Aqui vai ser explicado o que é determinada profissão, qual a sua importância na sociedade e por fim o visitante poderá experimentá-la. «É uma área para os mais pequenos, para captar jovens que vão poder brincar e testar para mais tarde poderem vir a escolher a sua profissão» comenta o presidente do IEFP. Vai existir também uma área para que as entidades europeias presentes possam divulgar o que se faz nos seus países em termos de ensino e formação profissional.



OUTRAS NOTÍCIAS
O regresso do jogo da bolsa

O regresso do jogo da bolsa


O Global Investment Challenge (GIC) está de regresso já a 4 de outubro. Durante 11 semanas, os participantes terão à sua disposição 100 mil euros fictí...

O dinamismo que os move

O dinamismo que os move


Têm uma visão confiante da sua progressão profissional, ambicionam segurança no emprego e são muito motivados pela remuneração. Este é o espelho ...

O regresso das oportunidades

O regresso das oportunidades


As épocas adversas podem ser fontes de oportunidade e apesar das últimas estatísticas apontarem para uma taxa de desemprego record em Portugal, a realidade é que quando se...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS