Notícias

O regresso do jogo da bolsa

O regresso do jogo da bolsa

Depois de uma última edição marcada pela adversidade económica que não facilitou a vida aos concorrentes, o Global Investment Challenge está de volta e vão colocar os participantes de olhos postos da bolsa durante 11 semanas.
23.09.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Global Investment Challenge (GIC) está de regresso já a 4 de outubro. Durante 11 semanas, os participantes terão à sua disposição 100 mil euros fictícios para aplicarem nas suas carteiras de investimento e alcançar o máximo de rentabilidade até 17 de dezembro, altura em que termina a competição. Depois de em 2008 o GIC ter somado 11.500 participantes, regressa este ano com novidades nos prémios e opções de investimento.

A crise financeira foi a maior adversária dos concorrentes da última edição do Global Investment Challenge. Realizado nos dos mais duras conjunturas económicas de sempre para os mercados financeiros mundiais, o GIC dificilmente poderia ter sido um desafio maior para os seus participantes. Disputado no período pós-falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers, os concorrentes do último GIC ultrapassaram duros momentos na competição com o Banco Central Europeu a cortar os juros, a Zona Euro a entrar em recessão e outros duros embates que fizeram desta uma competição marcada pela alta tensão nos mercados financeiros, face aquela que já foi considerada a maior crise desde 1929. Uma conjuntura que se espera que não marque presença na edição que agora está prestes a arrancar.

A edição 2010 do GIC vai prolongar-se por 11 semanas, menos duas que as 13 da edição 2008/2009. E além do tempo de duração há outras mudanças nesta competição, nomeadamente ao nível das opções de investimento. Além das ações constituintes dos índices PSI-20 (Lisboa), CAC40 (Paris), AEX (Amesterdão) e BEL20 (Bruxelas), cós participantes passam a poder investir também em certificados sobre índices de ações regionais e setoriais, bem como em warrants cotados no mercado EasyNext, da Euronext Lisbon.

À competição que volta a contar com o apoio do Millenium BCP e da Euronext, em parceria com a SDG, Simuladores e Modelos de Gestão, podem concorrer todos os participantes maiores de 18 anos, residentes em Portugal, que tenham efetuado a sua inscrição a partir dos sítios do Expresso.ot e do Millenium. Excluídos desta competição estão os colaboradores das empresas organizadoras e da NYSE Euronext Lisbon.

As ordens de compra e venda emitidas pelos concorrentes serão processadas à luz dos resultados registados na sessão diária da Bolsa, sendo que as cotações (e as próprias ordens) serão divulgadas aos participantes com um desfasamento entre 15 e 25 minutos, de modo a não privilegias concorrentes que possam ter informações da bolsa em tempo real. Só poderão ser transacionadas as ações que tenham permanecido na carteira dos concorrentes por um período superior a 12 horas.

Outra das novidades desta edição são os prémios. Este ano não haverá um só vencedor e um prémio final. Além do prémio atribuído ao concorrente que alcançar maior valorização na sua carteira de investimentos, serão também distinguidos outros participantes que alcancem resultados de excelência. Viagens a Nova York e estágios curriculares são os prémios deste ano.



OUTRAS NOTÍCIAS
O dinamismo que os move

O dinamismo que os move


Têm uma visão confiante da sua progressão profissional, ambicionam segurança no emprego e são muito motivados pela remuneração. Este é o espelho ...

O regresso das oportunidades

O regresso das oportunidades


As épocas adversas podem ser fontes de oportunidade e apesar das últimas estatísticas apontarem para uma taxa de desemprego record em Portugal, a realidade é que quando se...

O workshop da empregabilidade

O workshop da empregabilidade


As empresas estão cada vez mais empenhadas em apoiar causas sociais e deste modo retribuir à sociedade o que dela recolhem. A Ideias & Desafios não é excepç&atil...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS