Notícias

ISCSP lança pós-graduação sobre a cultura muçulmana

26.09.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

Aprender a conhecer o mundo islâmico


O INSTITUTO Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) vai lançar a segunda edição da única pós-graduação em estudos islâmicos disponível no mercado português.

Repartido em três trimestres, o curso abrange as dimensões culturais, histórico, político e económicas das várias realidades que compõem o mundo muçulmano, sobretudo em ex-colónias portuguesas.

Entre as várias cadeiras incluídas, contam-se temáticas como a geopolítica do Islão, as famílias islâmicas, o fundamentalismo islâmico, as minorias étnicas no Islão, as mulheres no Islão, as minorias muçulmanas na Europa, as relações entre Portugal e o mundo muçulmano e o Islão em Moçambique e na Guiné-Bissau.

O curso também engloba formação em língua árabe.


Trampolim para uma carreira internacional?


Hélder Costa, coordenador da pós-graduação e cuja tese de doutoramento consistiu numa abordagem hsitórico-sociológica do xiismo iraniano, já publicada pelo ISCSP, refere que uma especialização nesta área científica pode ser vantajosa no mercado de trabalho, "a qual pode ser um complemento valioso para o currículo profissional, dada a actualidade do tema".

É que dado Portugal vir a desempenhar um papel activo na reconstrução do Iraque e o facto do mundo islâmico ter adquirido uma renovada importância geopolítica com o advento do 11 de Setembro, adquirir competências culturais e conhecimento sobre a cultura islâmica pode ser um activo competitivo para os leitores que desejem lançar-se numa carreira internacional numa das zonas culturais mais críticas do mundo.

Conhecer melhor as bases da cultura portuguesa
Além disso, aquele docente também sublinha que este conhecimento também poderá ser vantajoso para conhecer com mais profundidades uma das bases da identidade cultural dos portugueses.

"O nosso território já foi islamizado e durante a época dos Descobrimentos algumas das nossas colónias situavam-se em pleno coração do mundo muçulmano, como a de Ormuz, por exemplo", observa.

Dentro do painel de docentes, contam-se nomes como António Dias Farinha - professor na Universidade de Lisboa e um dos maiores especialistas nacionais sobre o mundo islâmico -, o "sheik" David Munir da Mesquita de Lisboa e Karim Vakil, o chefe da Comunidade Islâmica em Portugal.

A pós-graduação também conta com a colaboração de embaixadores de vários países muçulmanos.

Na primeira edição, que se realizou no ano passado, estiveram presentes Shireen Safgar, embaixador do Paquistão, Harry Pryohoetomo Haryomo, embaixador da Indonésia, Dawalt Hawan, embaixatriz do Egipto, e ainda o embaixador da Tunísia, o encarregado de negócios do Iraque e o 1º Secretário da Embaixada de Israel.

Em horário pós-laboral, o curso inicia-se no próximo dia 15 de Outubro e pode ser frequentado por módulos. O custo total da pós-graduação é de 2000 euros.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS