Notícias

Formação para adultos aumenta no Algarve

26.09.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A UNIVERSIDADE de Tempos Livres (UTL) no Algarve vai ter no próximo ano lectivo cerca de 600 alunos, registando um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

A formação para adultos ministrada por esta instituição parece ter cativado os algarvios que pretendem adquirir mais conhecimentos e novas competências.

A UTL nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Direcção Regional de Educação do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia e começou a sua actividade escolar no ano lectivo 2000/2001.

Hoje, António Murta, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, considera que a universidade é uma das maiores instituições do género a nível nacional, "facto já reconhecido por investigadores universitários na área da educação de adultos".

Com 27 cursos de formação técnica, a UTL vai proporcionar este ano mais quatro novas especialidades: electricidade, teatro, italiano e História de Portugal.

Além destes, continuam os de inglês, espanhol, artes decorativas, arraiolos, pintura a óleo, entre outros.

Para lá das disciplinas práticas, os alunos têm ainda a possibilidade de frequentar outras acções que fazem parte da formação geral, como por exemplo inglês, espanhol, literatura e ainda a disciplina "Formar para a Cidadania".

Não há idade específica para quem pretenda frequentar um curso na UTL, segundo Marília Rufino, coordenadora concelhia de ensino recorrente e de educação extra-escolar de Vila Real de Santo António e gestora pedagógica da UTL, "temos alunos dos 15 aos 80 anos".

De acordo com esta responsável, estas acções de formação são dirigidos a todos quantos desejam apostar na aprendizagem ao longo da vida.

Para António Murta, a UTL é acima de tudo um espaço onde todos, "além da aprendizagem de uma arte e da aquisição de formação cultural, podem trocar experiências de vida. Estes cursos têm como objectivo desenvolver as potencialidades de cada indivíduo na perspectiva do desenvolvimento local, social e cultural".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa