Notícias

ISCSP lança novas pós-graduações

06.08.2004


  PARTILHAR




Ruben Eiras


O INSTITUTO Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa, acabou de lançar quatro novas pós-graduações, a saber: Sociologia da Família, Desenvolvimento Humano, Desafios da Construção Europeia e Ordenamento do Território e Turismo Sustentável.

No que diz respeito ao primeiro curso, o objectivo é fornecer formação avançada sobre alguns dos temas que marcam a actualidade na estrutura familiar, como as relações entre pais e filhos, o dilema entre a defesa dos valores tradicionais e o desenvolvimento de novos valores, as políticas públicas de família, os problemas da violência doméstica, entre outras questões. Um aspecto inovador do curso é o estudo opcional de outras perspectivas culturais da família, nomeadamente a africana e a muçulmana.

A pós-graduação em Desenvolvimento Humano visa transmitir conhecimentos sobre a elaboração de políticas de erradicação de situações de rendimentos inadequados, fome generalizada, desigualdade de género, deterioração ambiental, falta de instrução e cuidados de saúde. Algumas das temáticas cobertas são as tendências demográficas, o trabalho e direitos sociais, os conflitos religiosos e desenvolvimento humano e metodologias da intervenção social a nível local, regional e nacional.

Quanto ao curso de pós-graduação Desafios da Construção Europeia, a formação centra-se no processo de criação do mercado interno e da UE, no contexto dos sucessivos alargamentos do espaço comunitário a novos países. Neste plano, o curso oferece novas abordagens e instrumentos de análise. A pós-graduação cobre temas como o sistema jurídico-político da UE, os processos de negociação e "decision-making" na UE, os paradoxos da construção europeia, política de cooperação, migrações e comunidades transnacionais e diálogos inter-religiosos.

Quanto à pós-graduação em Ordenamento do Território e Gestão do Turismo Sustentável, o objectivo é fornecer conhecimentos para desenvolver estratégias de planeamento e gestão turística do território, apoiando-se no desenvolvimento sustentável e nos contributos dos poderes públicos e privados. Entre as matérias leccionadas, destacam-se o Ecoturismo e Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Informação Aplicados ao Turismo, Gestão de Recursos Turísticos, Marketing Turístico e Métodos de Investigação e Avaliação de Projectos. Todas as pós-graduações são em horário pós-laboral. Mais informações em www.iscsp.utl.pt.








DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS