Notícias

ISCAP mais perto dos empregadores

Aos 122 anos de existência, o ISCAP mostra-se cada vez mais voltado para o futuro e para os benefícios da tecnologia ao serviço do emprego
26.12.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Chama-se «e-portfolio» e é a mais recente ferramenta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) para fomentar a proximidade da sua comunidade estudantil ao meio empresarial. A plataforma é uma das várias propostas do instituto rumo à modernização tecnológica e surge no ano em que o ISCAP celebra 122 anos de existência, como que a provar que, apesar de secular, o instituto está preparado para o futuro.

O conceito é simples: “Criar uma base de dados interactiva onde, para uma determinada área, as empresas possam aceder aos currículos e trabalhos de vários alunos, conseguindo, dessa forma, escolher o candidato mais indicado ao perfil que procuram”, faz saber a instituição. Através do «e-portfolio» cada aluno poderá colocar «online» todas as informações que considere relevantes para a sua apresentação, desde o «curriculum vitae» a trabalhos realizados e outras aplicações. Utilizando esta ferramenta as empresas podem procurar o candidato ideal através de uma determinada área de interesse ou, simplesmente, pela licenciatura ou idade.

Mas esta não é a única inovação do ISCAP. O instituto também investiu forte na criação de cursos ministrados à distância, em plataforma de «e-learning» através da Plataforma Online do ISCAP. Segundo fonte da instituição, esta plataforma tem obtido resultados muito favoráveis. “Só nas primeiras três semanas de Outubro registou 30 mil visitas e 80 Gb de informação descarregada”, faz saber o ISCAP. Através desta plataforma é possível aceder a todos os conteúdos leccionados nas aulas e interagir com professores e outros alunos, daí ter-se rapidamente tornado fundamental para estudantes-trabalhadores.

Para os responsáveis do ISCAP, “a formação técnica e a aproximação às empresas são aspectos fundamentais para o posicionamento dos politécnicos no Ensino Superior”. Razão pela qual, acrescentam, “o ISCAP criou o Centro de Estudos Corporativos, que vai promover formações adaptadas às necessidades das empresas”. O objectivo deste centro, revela ainda a instituição “é formar profissionais especializados e proporcionar uma maior taxa de empregabilidade”. Assim, as formações em causa estarão abertas a toda a comunidade.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS