Notícias

Inovação no recrutamento

Portugal está prestes a acolher a primeira Feira Virtual de Emprego
16.11.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
É já dia 3 de Dezembro que arranca a Bolsa Virtual Universia, uma feira de emprego virtual que funcionará como ponto de encontro entre candidatos a emprego e recrutadores. A iniciativa, que se estenderá por 11 dias, é a primeira do género no país e tem vindo a despertar a curiosidade de grandes organizações implantadas em Portugal que aderiram ao projecto como parceiros. O novo portal Universia será apresentado no próximo dia 26, na Reitoria da Universidade de Lisboa, em plena contagem decrescente para este ‘mercado virtual' de emprego.

Critical Software, Grupo Cofina, ExpressoEmprego, L'Oréal, Santander Totta, Staples Office Centre, Sonae Distribuição, Simmons and Simmons Rebelo de Sousa, Universia, Vodafone Lactogal, AXA Seguros e Xpand it são algumas das 18 entidades parceiras deste novo espaço virtual de oferta de empregos. Uma adesão que leva Pedro J. Monteiro, director-geral do Portal Universia Portugal, a considerar este investimento “uma aposta ganha”. Tanto mais que a adesão alcançada em Portugal é animadora face aos primeiros indicadores atingidos na vizinha Espanha (em que a economia é mais dinâmica e competitiva), onde a primeira edição cativou 44 empresas.

O responsável explica que são já nove os andares deste edifício virtual de recrutamento. Tantos quantos os sectores de actividade económica em destaque. Banca, finanças e seguros, consultoria e auditoria, distribuição e grande consumo, institucional, «media», segurança, sociedades de advogados, tecnologias de informação e comunicação compõem, para já, o universo desta bolsa de emprego.

Para o responsável, “o projecto vem introduzir potencial num sector que há muito dele precisava”. Pedro J. Monteiro acrescenta ainda que “uma das competências do portal é dar também um empurrão a projectos inovadores e competitivos, como é o caso desta Bolsa Virtual”. Orientada para uma visão de futuro, a Bolsa Virtual Universia direcciona-se, sobretudo, para os estudantes universitários que estão em vias de concluir a sua formação, mas também para recém-licenciados e jovens profissionais que tenham recentemente entrado no mundo do trabalho.

A Bolsa terá uma periodicidade semestral, realizando-se novamente em Maio de 2008. O director-geral do Portal Universia acredita que, “ao fazer o «match» entre o candidato e a entidade empregadora, esta bolsa encurtará, seguramente, o tempo médio de espera entre a procura e a oferta no mercado do primeiro emprego”.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTING TEAM LEADER - MAIA

Kelly Services Portugal

CFO

Winpower - Boost local energy