Notícias

Ideias para partilhar

A ANJE vai promover a partilha de novos projectos empresariais no «Centro de Ideias»
28.04.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus
O PROVÉRBIO dita que «o segredo é a alma do negócio», mas nem sempre assim é. Há momentos em que a partilha de experiências e a troca de ideias podem marcar a diferença e reduzir as dificuldades inerentes à criação de um negócio. A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) acredita que o silêncio nem sempre é um aliado e por isso criou o «Centro de Ideias». Uma estrutura pensada para promover a partilha de projectos de negócio e estimular a criatividade empresarial dos jovens portugueses.

Assumindo-se como um catalizador de iniciativa, o «Centro de Ideias» surgiu, segundo Carlos Freitas, director do departamento de Ensino e Formação da ANJE, a partir da necessidade de «dar a conhecer inúmeros projectos empresariais que de outra forma ficariam na gaveta».

A associação recebe anualmente centenas de ideias de negócio, quer de potenciais empresários quer de empreendedores que não querem criar a sua empresa mas antes ajudar a modernizar empresas já existentes. Foi para dar resposta a ambos os perfis - os empresários e os empreendedores por conta de outrem - que a ANJE estruturou o conceito.

O «Centro de Ideias» acolhe projectos em três categorias:«Ideias de Negócios», «Ideias para melhorar a competitividade das PME» e «Ideias para Modernizar a Administração Pública». Após a entrega das candidaturas ('on-line' ou nas várias delegações da associação), as ideias são analisadas e seleccionadas pela Bolsa de Consultores da Academia de Empreendedores.

Carlos Freitas explica que «após este processo, os projectos apurados serão promovidos no universo ANJE, nomeadamente através do sítio na Internet, e serão organizados encontros entre os promotores e potenciais parceiros de negócio, empresários, gestores de PME e representantes da Administração Pública, com o objectivo de aproximar a oferta da procura».

Actualmente o «Centro de Ideias» tem já 30 projectos disponíveis 'on-line', a partir de www.anje.pt. Ideias que segundo Carlos Freitas serão promovidas pela associação durante um ano.

Além deste apoio na divulgação destes projectos, o responsável revela que «estão previstos também encontros informais entre empreendedores e especialistas de várias áreas com o intuito de fomentar o 'networking' empresarial». Trata-se, diz Carlos Freitas, «de dar visibilidade a ideias com valor e potencial, através da partilha de experiências».





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS