Notícias

IBM dá empregos tecnológicos

Um centro de carreiras virtual possibilita que os estudantes se mostrem às empresas
28.10.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A IBM acaba de lançar um programa mundial que permite aos estudantes universitários disponibilizarem informação sobre os seus interesses e competências profissionais, através de um centro de carreiras virtual.

Esta iniciativa — intitulada Sistema de Oportunidades para Estudantes da Iniciativa Académica IBM —, permitirá aos clientes e parceiros desta multinacional localizar e contratar estudantes com qualificações nas tecnologias assentes em padrões abertos para vagas de emprego.

De acordo com a IBM, este centro virtual de carreiras tem como objectivo «apoiar os estudantes do ensino superior a encontrarem emprego na área das tecnologias de informação». O Sistema de Oportunidades está disponível aos estudantes provenientes de instituições de ensino acreditadas e que tenham passado a, pelo menos, uma das mais de 200 certificações profissionais da IBM.

Esta certificação do estudante tem um custo monetário variável, que poderá ser diminuído em cerca de 50% se a pessoa em causa for proposta para certificação por um professor universitário membro da Iniciativa Académica IBM. Ao serem atribuídas as certificações, os estudantes recebem uma identificação de candidato certificado que lhes permite o registo no sistema de oportunidades.

Depois de seleccionados o nome do utilizador e a palavra-chave, o aluno pode aceder e introduzir o seu currículo no sistema. Cada utilizador pode criar um documento que inclui currículos, cartas e outras informações, especificando as suas qualificações.

Os empregadores podem pesquisar e encontrar os candidatos a um entrevista futura. A morada deste serviço é http://www.ibm.com/university/opportunitysystem. Já no final deste ano, vários parceiros de negócio e clientes da IBM terão oportunidade de pesquisar os currículos. O Sistema de Oportunidades para Estudantes está integrado na Iniciativa Académica IBM que visa alimentar as relações entre o mundo académico e o empresarial.

Além deste interface entre estudantes e mundo do trabalho, a IBM tem ainda abertas até ao final deste mês as candidaturas para o Phd Fellowship Program. O objectivo deste programa é identificar e galardoar estudantes doutorados de excelência em disciplinas de interesse comum, fundamentais à inovação e aos negócios concebidos à medida. Aqui, serão os professores membros da Iniciativa Académica IBM a nomear os estudantes, após estes terem completado o primeiro ano do programa de doutoramento.

Os premiados serão seleccionados de acordo com o seu potencial para desenvolver investigação e receberão prémios em propinas, taxas e remuneração no valor de 17.500 dólares e um computador portátil. Os premiados serão coordenados com um mentor da IBM, de acordo com os seus interesses técnicos, sendo encorajados a trabalhar num laboratório de investigação e desenvolvimento da IBM, sob a supervisão do seu mentor.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


1 estagiário

INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial

COLABORADORES

ERA BELÉM/RESTELO - ERA ALCÂNTARA/AJUDA

COLABORADORES

RE/MAX MAJESTIC