Notícias

IBM apoia universidades na formação tecnológica

A IBM quer apoiar as instituições universitárias de todo o mundo a actualizarem os seus currículos académicos no que diz respeito às competências tecnológicas
04.09.2008


  PARTILHAR



Marisa Antunes

As profissões tecnológicas são actualmente aquelas que mais garantias dão aos candidatos no mercado de trabalho. Num estudo elaborado pelo Ministério do Trabalho norte-americano, as profissões que exigem formação em ciência, engenharia e tecnologia, aumentarão 51% até ao final do próximo ano. Isto poderá conduzir a cerca de seis milhões de novos postos de trabalho que exijam uma combinação equilibrada de fortes competências técnicas e empresariais.

Para ajudar os alunos e futuros profissionais das novas tecnologias, a IBM resolveu apoiar as universidades de todo o mundo na preparação dos seus estudantes, disponibilizando gratuitamente a estas instituições as suas ferramentas de desenvolvimento de competências.

“As instituições educacionais são hoje permanentemente desafiadas a manterem-se a par dos progressos resultantes da natureza dinâmica do trabalho. E isto reflecte-se tanto na sua capacidade de programar os cursos tecnológicos, como de disponibilizar material didáctico aos seus alunos”, realçou Artur Rodrigues, director de University Relations da IBM Portugal. “Ao disponibilizar gratuitamente às universidades os recursos que anteriormente se destinavam exclusivamente a parceiros e vendedores independentes de software, a IBM permite agora a formação tecnológica «on-line»”, acrescentou ainda este responsável.

Assim, e através do sítio da IBM Academic Initiative, estão disponíveis várias ferramentas (ver caixa) que poderão ser de grande utilidade durante a preparação dos cursos relacionados com as tecnologias de informação (TI), o desenvolvimento de software ou a gestão de processos de negócio.

Os membros universitários da Academic Initiative podem ainda aceder gratuitamente a todos estes recursos através do endereço ibm.com/university/scholars/academicinitiative/. Já a formação por vídeo e o acesso ao Centro Virtual de Inovação está disponível em www.ibm.com/university/scholars/training/online.html.

Os membros da Academic Initiative podem também participar em sessões de formação em qualquer um dos 40 Centros de Inovação da IBM espalhados pelo mundo em www.ibm.com/partnerworld/innovationcenters .

À distância de um «download»

. O Innov8 ensina a gerir processos de negócio - Através de um jogo de vídeo a três dimensões (3D), o Innov8 permite fazer a ligação entre os líderes empresariais e as equipas de TI numa organização. O Innov8 é apropriado para os cursos relacionados com os negócios, tanto a nível das licenciaturas, como das pós-graduações, assim como programas de ciência da computação.

. O WebSphere Business Modeler disponível para download, é uma ferramenta que ajuda os utilizadores a compreenderem e documentarem os processos empresariais.

. O Rational T eam Concert , permite demonstrar a forma como se estabelece a colaboração em tempo-real entre uma equipa global de software e de que forma se pode melhorar a produtividade.

. Através de programas como o «mainframe System z»,a IBM oferece ainda um roteiro empresarial que mostra às universidades como integrar nos seus currículos conceitos e exemplos ao nível de sistemas.

. O Centro Virtual de Inovação (CVI) é um recurso completo para a formação on-line em tecnologias IBM. O CVI disponibiliza mais de 800 cursos on-line com cerca de 45 ofertas de software, hardware e serviços. Anteriormente só aberto a Parceiros de Negócio, o CVI está agora disponível para os membros da IBM Academic Initiative .





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS