Instituto Superior Técnico, Católica School of Business & Economics, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e Nova School of Business & Economics são algumas das instituições de ensino que estão na mira da empresa de consultoria de negócio e implementação de sistemas de informação, Hitachi Consulting. A organização quer recrutar nos bancos das universidades nacionais os melhores talentos para os seus quadros, em áreas vitais ao seu segmento. O processo de captação de talento já começou.
O road-show da Hitachi Consulting já percorreu algumas das melhores universidades nacionais, mas outras se seguem na lista da empresa. O objetivo é, segundo Maria João Parreira, Diretora de Recursos Humanos da organização, “desenvolver relações de maior proximidade com estas instituições e identificar jovens talentos à saída das universidades, desafiando-os a iniciarem o seu percurso profissional na empresa”.
O recrutamento de jovens talentos é desde o ínicio da atividade da Hitachi em Portugal, em 2006, uma prioridade para a organização que, como esclarece a sua porta-voz “tem vindo a realizar junto das universidades ações de informação que visam promover a troca de experiências, incentivando os jovens a apostar em carreiras promissoras”. Para Maria João Parreira, “o recrutamento de jovens talentos recém-licenciados constitui uma das prioridades da empresa, com o objetivo de incorporar jovens com potencial que se identifiquem com o projeto e pretendam crescer na organização”.
A especialista acrescenta que, com base neste objetivo, as apresentações junto das universidades contam, regra geral com a presença de um administrador ou vice presidente da empresa e envolvem colaboradores e ex-alunos das instituições visitadas. Uma lógica de proximidade e partilha que não só viabiliza uma maior identificação dos alunos com o projeto, como também dá o exemplo de uma empresa onde é bom trabalhar. “Assumimos uma postura aberta na comunicação com os alunos para que nos fiquem a conhecer e percebam o que podem encontrar e o que temos para oferecer”, argumenta Maria João Parreira.
Frequentemente inseridas em eventos e iniciativas desenvolvidas pelas próprias universidades - como as Carrer Weeks do Instituto Superior Técnico, os Consulting & Finance Career Days da Universidade Católica ou a INFORMANIA'2011 da Faculdade de Ciências - estas apresentações da Hitachi Consulting junto das universidades visam sempre um contato estreito com os alunos e são também para a organização um barómetro do que de melhor produzem as instituições nacionais.
“Num mercado cada vez amis exigente, o recrutamento constitui efetivamente um dos processos criticos e no qual apostamos fortemente”, refere a diretora de RH acrescentando que “é essencial recrutar e reter as pessoas certas, pelo que o grau de exigência que este tipo de processos requer é elevado traduzindo-se em atrair pessoas com as competências chave identificadas, potencial e motivadas para desenvolver esse potencial”.