Notícias

Há 601 vagas para estágios na Função Pública

Há 601 vagas para estágios na Função Pública

A segunda edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC) já está no terreno. Em novembro, os vários organismos do Estado recebem mais 601 jovens profissionais que agora tentam a sua sorte no mercado de trabalho.

16.08.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Na primeira edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC), o Estado disponibilizou 1905 vagas de estágio em diferentes organismos, como os ministérios da Administração Interna, Agricultura e Ambiente, Defesa, Economia, Saúde ou Educação. Face ao sucesso do programa e à forte procura registada na primeira fase por parte dos jovens profissionais, está prestes a arrancar a segunda edição desta missão de recrutamento que conduzirá desta vez 601 estagiários a uma experiência profissional na função pública. As candidaturas têm início a 2 de setembro e os estágios arrancam em novembro.

De 2 a 13 de setembro o PEPAC estará a receber candidaturas para estágios profissionais em várias áreas. Uma portaria agora publicada em Diário da República (Portaria nº 252/2013, de 7 de agosto) dá conta da existência de 601 oportunidades de estágio para jovens com formação em áreas como o Marketing, Medicina, Direito, Economia, Engenharia, Arquitetura, entre muitas outras, como a metalurgia.  Uma parte deste destas vagas resulta do não preenchimento da totalidade dos estágios da edição anterior, pelo que poderão submeter a sua candidatura os jovens admitidos na primeira fase de candidaturas, mas não colocados.

A lista dos organismos que receberão estes estagiários está disponível no documento oficial que dá conta da abertura do novo concurso, podendo ser consultada. Uma das grandes novidades em relação à edição anterior do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública é a decisão do Governo de alargar as regras da mobilidade. Decisão esta que é “extensível a todas as entidades promotoras, permitindo assim que estas e os estagiários, em função das afinidades de interesses, necessidades de adaptação funcional ou gestionária e das disponibilidades manifestadas, possam acordar livremente a mudança de local onde o estágio se desenvolverá”, clarifica a portaria publicada em Diário da República.

Com uma duração de 12 meses, os estágios realizados ao abrigo do PEPAC prevêem que até ao terceiro mês possa haver mobilidade dos estagiários entre entidades promotoras diferentes, mediante acordo entre as partes. Este programa destina-se a jovens licenciados até aos 30 anos, podendo o limite de idade ser alargado até aos 35, no caso de jovens que tenham mais de 60% de incapacidade. O PEPAC visa promover a integração dos estagiários no mercado de trabalho, possibilitando aos jovens o exercício de funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, oferecendo aos jovens a oportunidade de adquirirem simultaneamente as competências de que necessitam e experiência profissional.

Findo o prazo de candidaturas definido para esta segunda fase, fixado para 13 de Setembro, será divulgada a lista de admissões provisórias. Até 17 de Setembro os candidatos saberão através do site se foram admitidos e até 28 de outubro srá divulgada a lista das colocações definitivas. Os estágios têm início a 1 de Novembro e prolongam-se durante um ano.



OUTRAS NOTÍCIAS
Um negócio sobre rodas

Um negócio sobre rodas


O jovem empresário com formação na área das engenharias, despertou para o universo da geolocalização ainda estudante, durante um estágio no Instituto G...

IPAM apoia alunos no emprego

IPAM apoia alunos no emprego


Levar os profissionais formados no IPAM – The Marketing School a integrar com sucesso o mercado de trabalho, fintando todas as adversidades do atual cenário nacional, é a grande me...

Qualificar na indústria do calçado

Qualificar na indústria do calçado


Depois de quase meio século de atividade, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (CFPIC) surge renovado e com nova designação. O org...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS