Notícias

Um negócio sobre rodas

Um negócio sobre rodas

Quando há quatro anos João Fonseca implantou em Portugal o conceito de tracking automóvel, estava quase tudo por fazer no mercado, nomeadamente ao nível da segurança. 

16.08.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O jovem empresário com formação na área das engenharias, despertou para o universo da geolocalização ainda estudante, durante um estágio no Instituto Geográfico Português. Mais tarde veio a integrar a equipa da TomTom, tornando-se responsável pela implementação nacional da TomTom Work. A Cartrack SA foi o passo seguinte. Criou em Portugal a empresa de monitorização e localização por GPS, especialista no desenvolvimento de soluções de segurança e gestão de frotas, em parceria com uma multinacional sul africana. Hoje, o sucesso do caso português já permitiu que a empresa utilizasse o país como plataforma de conquista de outros mercados europeus.
Segurança, eficiência e rentabilidade são três das principais bandeiras da Cartrack.

As estatísticas da firma permitem concluir que, no domínio da gestão de frotas, a partir da instalação do sistema de monitorização nas suas viaturas, uma empresa pode poupar até 100 euros mensais com cada veículo. Benefícios que se estendem também à segurança com a taxa de recuperação de viaturas a rondar os 100% numa média de recuperação de até 30 minutos. Mas estes benefícios nem sempre foram reconhecidos no panorama nacional. “A empresa e o produto de segurança não eram muito conhecidos no mercado português há quatro anos”, explica João Fonseca. Face a esta limitação, a estratégia do gestor na implantação nacional da marca passou por estabelecer uma parceria que resultasse como uma mais-valia imediata. Associou-se ao Automóvel Clube de Portugal (ACP), para o produto de segurança anti-carjacking e para o segmento da gestão de frota, investiu na realização de um estudo de mercado que permitisse analisar as necessidades nacionais e as lacunas existentes.

Uma estratégia acertada que levou o empreendedor a implementar no país um conceito de bases sólidas, reforçado por uma equipa de colaboradores jovem e qualificada que integra hoje 50 elementos e está em permanente crescimento. “A necessidade de contratações novas para a Cartrack é quase mensal”, explica João Fonseca que está neste momento à procura de cinco novos talentos para a sua equipa. “A atividade tem crescido mensalmente e neste momento a nossa prioridade é reforçar a equipa técnica para que possamos continuar a prestar o serviço de instalação dos dispositivos na morada dos clientes e, reforçar também a equipa informática, para que possamos tornar Portugal um dos pólos de desenvolvimento de novas funcionalidades e sluções”, enfatiza confirmando também a existência de oportunidades na área administrativa e financeira.

A trabalhar com tecnologia de ponta, a Cartrack tem em Portugal um departamento responsável pelo desenvolvimento de produtos e  funcionalidades, existindo inclusive planos para que a equipa de Desenvolvimento e Investigação em Portugal se torne o Centro de Desenvolvimento da Cartrack a nível mundial. A partir do território nacional a empresa já se expandiu para Espanha e para a Polónia sendo de prever que a breve prazo conquiste novos territórios. Um processo que nem sempre foi simples. João Fonseca relembra como principais dificuldades na implementação da marca em solo luso, “o facto de não haver uma necessidade reconhecida pelo mercado”.

O empresário teve de “criar o mercado”, no caso do produto de segurança e ultrapassar a dificuldade gerada, na área da gestão de frotas, pela existência de um nível de preços muito acima do que a Cartrack pretendia praticar e com concorrentes fortes a nível tecnológico. Dificuldades que ultrapassou centrando a sua oferta na prestação de um serviço completo. “Não nos queríamos limitar a vender uma solução ao cliente final, mas a prestar-lhe um serviço tornando-nos parceiros no seu dia-a-dia e uma garantia de segurança”. Hoje a Cartrack integra na sua lista de clientes empresas como a Soares da Costa, Teixeira Duarte, Konica Minolta, Visabeira, Petroassist, Urbanos, Intermarche, Sonae, Mercedes, Iveco, Renault Trucks e outras. Na mira do empresário está o crescimento constante da empresa e a conquista da Europa a partir de Portugal.

BI EMPRESARIAL

Promotor:
João Fonseca, 31 anos, mestre em Gestão e Marketing pela Universidade Católica Portuguesa.

Área de atividade:
A Cartrack S.A opera na área da monitorização e localização por GPS, prestando serviços de desenvolvimento de soluções de segurança e gestão de frotas.

Arranque da empresa:
Em 2009, nascida a partir de uma parceria com uma multinacional sul africana, pioneira na recuperação e monitorização de veículos.

Investimento inicial:
A Cartrack tem um capital social de 100 mil euros.

Empregos criados:
Quase 50. Há cinco vagas abertas este mês.

Público-alvo:
A empresa atua no mercado da segurança tendo como público-alvo particulares ou empresas com atividades e transporte de risco.

Principais dificuldades:
“Claramente o facto de não haver uma necessidade reconhecida pelo mercado. Apesar do valor que o produto tem, e que é notório mesmo pelo desenvolvimento da empresa, não era um produto que fosse proativamente procurado”, relembra  João Fonseca.

Ponto de situação atual:
A Cartrack apresentou o seu primeiro resultado positivo em 2012, antecipando em 12 meses o inicialmente previsto. O gestor assume como prioridade levar a empresa à liderança do mercado de monitorização de viaturas, prestando um serviço onde a excelência e uma equipa empenhada a 110% são fatores-chave. A partir de Portugal a empresa já alcançou os mercados de Espanha e Polónia.

Página na Internet:
http://www.cartrack.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
IPAM apoia alunos no emprego

IPAM apoia alunos no emprego


Levar os profissionais formados no IPAM – The Marketing School a integrar com sucesso o mercado de trabalho, fintando todas as adversidades do atual cenário nacional, é a grande me...

Qualificar na indústria do calçado

Qualificar na indústria do calçado


Depois de quase meio século de atividade, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (CFPIC) surge renovado e com nova designação. O org...

Salários variáveis cativam portugueses

Salários variáveis cativam portugueses


Está a aumentar a adesão dos trabalhadores portugueses a uma política salarial sustentada no desempenho. Segundo o último estudo Kelly Global Workforce Index, organizado gl...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


COMERCIAL MERCADO NACIONAL - LEIRIA

Kelly Services Portugal

RECRUITER - LISBOA

Kelly Services Portugal

SHARED SERVICE CENTRE DIRECTOR

Michael Page Portugal