Notícias

Gestão de negócios para advogados

22.02.2003


  PARTILHAR



Cátia Mateus

O CONSELHO Distrital do Porto da Ordem dos Advogados (OA) e o Departamento de Pós-graduações do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) promovem o primeiro Curso de Especialização em Gestão de Negócios para Advogados.

A iniciativa decorre de 22 de Março a 31 de Maio de 2003 e tem por objectivo contribuir para a valorização e actualização profissional de advogados e aspirantes a esta profissão.

De acordo com Vítor Tavares, coordenador do curso, "os juristas estão cada vez mais envolvidos no intrincado universo empresarial. Ocupação para a qual revelam algumas insuficiências". Razões de sobra para validar a importância da iniciativa da OA e do ISAG.

Para o responsável do curso, "o intuito da Ordem será preencher essas lacunas, oferecendo aos seus associados um conjunto de instrumentos aptos a facilitar a navegação pelo mundo dos negócios".

Com base neste pressuposto, a formação está orientada em cinco esferas de intervenção: Noções de Gestão e Estratégia para Unidades de Serviços; Desenvolvimento do Negócio e dos Factores Críticos da Gestão; Gestão dos Recursos Internos; Gestão Comercial do Serviço Profissional/ Gestão Operacional do Negócio; e Plano de Desenvolvimento de Negócio.

Ao todo são 60 horas de formação, às quais a OA agrega 100 unidades de crédito para a obrigatória reciclagem dos profissionais do Direito.
As sessões decorrem aos sábados nas instalações do Centro de Formação do Conselho Distrital do Porto da OA e combinam, além da componente teórica, uma importante vertente prática materializada através de um conjunto de "workshops" a cargo dos formadores convidados.

Na base desta iniciativa está o livro Marketing de Serviços para Advogados, de João Abreu, um dos formadores do curso agora apresentado. Advogado de formação, João Abreu decidiu versar a sua tese de mestrado na ligação, algo melindrosa, entre o Marketing e a Advocacia. A obra citada é o resultado dessa pesquisa.

João Abreu foi "chamado" pelo ISAG a participar na elaboração de um plano de formação nesta área. No entanto, o advogado garante que o curso agora promovido, para o qual deu o seu contributo, "vai além do retratado no livro, já que foca não só as questões do 'marketing' como também a estratégia e a comunicação interpessoal".

As candidaturas decorrem até 14 de Março e podem ser formalizadas junto das entidades organizadoras.





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal