Notícias

Galp Energia forma futuros líderes

Galp Energia forma futuros líderes

Em 2009, a Galp Energia criou a sua própria academia de formação avançada. Quatro anos depois, a unidade já formou 500 quadros da empresa. A edição 2013 da Academia Galp Energia já está no terreno.

26.09.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Quando em 2009 a Galp Energia decidiu desenvolver internamente competências de gestão e técnicas comportamentais que considerava essenciais para preparar os seus colaboradores para os desafios futuros da empresa, estava longe de perceber o impacto que a unidade de formação teria para a empresa. A Academia Galp Energia posiciona-se como uma unidade de formação avançada que desenvolve, em estreita colaboração com instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, cursos tidos como determinantes para capacitar os quadros e líderes da empresa para as metas que a Galp Energia quer alcançar em 2020. Manuel Ferreira de Oliveira, presidente executivo da empresa, apadrinha a Academia Galp Energia com especial entusiasmo. Para o líder, “este projeto foi pensado para formar com elevado grau de exigência e rigor os quadros da empresa e a sua prestação nos curso e tem um impacto direito na sua evolução de carreira”. Na semana em que arranca uma nova edição do Curso Avançado de Gestão, o líder da Galp Energia fala ao Expresso das metas da academia.

“Em 2009, quando criámos a Academia Galp Energia, percebemos que a empresa enfrentava novas exigências para as quais tinha de capacitar os seus recursos. Tínhamos novos desafios, novas exigências, novos mercados, novos produtos, novos focos e as nossas pessoas tinham de conseguir acompanhar isto”, explica Manuel Ferreira de Oliveira. Os objetivos da empresa eram claros na altura e mantêm-se hoje: “potenciar as capacidades dos quadros da Galp Energia e capacitar novos líderes, capazes de assumirem responsabilidades crescentes ao nível dos negócios e funções corporativas”. Hoje, a Academia Galp Energia funciona em paralelo com a formação global da empresa em contexto de trabalho e contempla diversos cursos de nível pós-graduada, como o Curso de Formação Avançada em Gestão, o Programa de Doutoramento e Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química em meio empresarial, o Programa de Estudos Avançados em Geoengenharia de Reservatórios (vocacionado para a área de exploração e produção) e a Formação Avançada em Competências Comerciais. Os cursos são ministrados por professores do ensino superior das instituições parceiras da Galp, como é o caso da Porto Business School, da Escola de Gestão da Universidade Católica, Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro e as brasileiras Universidade Estadual de Campinas e Universidade Paulista. “Qualquer uma das formações é desenhada à medida e está alinhada com os objetivos da empresa”, explica Manuel Ferreira de Oliveira.

Esta aposta da Galp Energia permite à empresa orientar a carreira dos seus quadros. “No final da formação, é estruturado para cada participante, em função do seu desempenho, um plano pessoal de desenvolvimento de carreira. Este plano é trabalhado em parceria com uma entidade externa, em função das metas e objetivos da empresa, e os colaboradores comprometem-se a cumpri-lo”, explica o presidente executivo da Galp Energia que enfatiza “a carreira de cada um é tão importante que não deve ser delegada em ninguém”. Na empresa, casa colaborador é chamado a assumir responsabilidade sobre a condução do seu percurso. “A empresa deixa claro onde quer posicionar os colaboradores os dá-lhes oportunidade de se conhecerem a si próprios e utilizarem estas ferramentas de formação em seu benefício. A eles cabe-lhes investir no cumprimento desse plano”, reforça.

A edição 2013 da Academia Galp Energia já está no terreno e dará, novamente, oportunidade a profissionais experientes de se requalificarem para o projeto futuro que a empresa está a solidificar. “Investimos anualmente cerca de dois milhões de euros para formar a nossa massa crítica, o nosso capital humano que é o que nos permite evoluir para os valores e metas que a empresa quer alcançar”, explica Manuel Ferreira de Oliveira, acrescentando que a Academia Galp Energia já qualificou 500 quadros da empresa e não ficará por aqui.      



OUTRAS NOTÍCIAS
SAP vai formar novos génios da TI

SAP vai formar novos génios da TI


Uma lacuna que a tecnológica alemã SAP quer minimizar com o seu projeto formativo Academy Cube.A lacuna de competências nas áreas das Tecnologias de Informação...

Farmacêutica Merck tem 600 vagas

Farmacêutica Merck tem 600 vagas


A multinacional alemã da indústria farmacêutica Merck está a aumentar as suas equipas nas várias geografias onde está presente. Ao todo são 600 vagas em...

Novo desafios de formação nas tecnologias

Novo desafios de formação nas tecnologias


Atitude é talvez o maior chavão do recrutamento atual, seja qual for o sector de atividade. O acrescido cenário de competitividade e concorrência entre os candidatos, impuls...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS