Notícias

Futurália regressa para orientar carreiras

Futurália regressa para orientar carreiras

O Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade – Futurália – está de regresso, numa altura em que mais do que nunca é fundamental tomar as opções certas em matéria de empregabilidade.
09.03.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



De 14 a 17 de março, o recinto da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, é ponto de paragem obrigatória para jovens alunos e profissionais. O evento, organizado pela AIP em parceria com diversos organismos e instituições ligadas à área da formação e da qualificação, aposta nesta quinta edição, além da oferta direcionada para jovens do 9º ano até ao ensino universitário, num reforço claro das oportunidades de formação e requalificação também para os recém-licenciados e profissionais no ativo. Uma novidade que acompanha assim a conjuntura nacional.

Quem no ano passado visitou a Futurália esteve num certame substancialmente diferente do que este ano encontrará. A missão é a mesma, mas grande bandeira do evento para sua edição 2012 é assumir-se como um salão de oportunidades de trabalho, formação e qualificação para todos. Para jovens alunos, recém-licenciados, profissionais no ativo, mas também para os pais, de modo a envolvê-los de forma mais próxima e participada nas decisões de qualificação dos seus filhos.

Para Alzira Ferreira, gestora da Futurália, o evento tem este ano uma responsabilidade acrescida tendo em conta a elevada taxa de desemprego jovem que afeta o país. A líder do evento enfatiza que a Futurália não é uma feira de emprego, mas reforça a sua importância e a missão de “dar a conhecer a oferta formativa nacional e internacional de educação de um modo estruturado, mostrando aos jovens que existem opções distintas para a construção do seu percurso formativo”. Para Alzira Ferreira trata-se de “ajudar os jovens a tomar decisões sobre o seu percurso profissional e a encontrar o seu caminho”. Mas a gestora do salão de oferta formativa confirma ainda uma outra missão para o evento: “queremos que os jovens e demais visitantes da Futurália, privilegiem os caminhos da mobilidade nacional e internacional e apostem na sua formação a vários níveis, como forma de incrementar as suas competências e qualificações, tornando-os mais aptos para a criação de oportunidades através da iniciativa individual, da assunção do risco e da não cedência perante o insucesso”, explica.

A última edição da Futurália recebeu cerca de 53 mil visitantes, dos quais cerca de 27 mil eram alunos (do 9º ao 12º ano), em visitas de estudo que foram programadas e acompanhadas por cerca de 2.198 professores. Números que a organização espera superar em, pelo menos 20%, este ano. Aquela que já é considerada como a maior feira de educação e orientação educativa em Portugal vai estar de portas abertas durante quatro dias e na sua área de exposição de 20 mil metros quadrados está já assegurada a presença de 380 expositores e um sem número de atividades (ver programa em www.futuralia.fil.pt).

Durante a realização do evento os jovens irão encontrar um leque diversificado de opções para decidirem o seu caminho académico e profissional. Os jovens terão acessíveis soluções de formação avançada para maximizarem as suas competências e estimularem o empreendedorismo. Os profissionais já no ativo poderão descobrir novas possibilidades de valorização académica, profissional e pessoal, apostando na formação ao longo da vida através de programas de formação avançada ou cursos de curta duração, no Espaço Empresa e no Espaço Formação Avançada.

Mas além destes públicos, a Futurália tem também nesta edição o 1º Evento para Pais, que tem já várias entidades de ensino superior e formação profissional inscritas. “ Conscientes da dificuldade dos pais em obter informações detalhadas que ajudem os jovens a fazer as melhores escolhas académicas e profissionais, o evento permitirá, através de uma conversa aberta entre expositores e pais, dissipar dúvidas sobre as ofertas existentes ao nível da Educação e Formação, em Portugal ou no Estrangeiro”, esclarece a organização adiantando que os pais que se inscreverem no evento através do site www.futuralia.fil.pt têm entrada gratuita na Futurália.

Para Alzira Ferreira, a edição deste ano é “uma aposta firme na agregação, num espaço único, da oferta nacional e internacional de educação, formação e empregabilidade, sem deixar de fora a mostra de tecnologias para educação e formação”. Sendo uma feira de educação, estão na Futurália 2012 a generalidade das universidades, institutos, escolas superiores, profissionais e tecnológicas, centros de formação, escolas de línguas, empresas, instituições e organismos públicos e privados com vocação formativa.
“ A vida é tua. Descobre o teu caminho". É este o lema que durante quatro dias levará à Futurália milhares de estudante que podem também ter aqui um primeiro contacto com universidades estrangeiras, entidades com programas de intercâmbio e estágio e Embaixadas. Merece destaque na edução deste ano a presença de um espaço da Comissão Europeia, onde os visitantes se podem aconselhar e receber informação sobre programas de mobilidade, estágios e empreendedorismo na Europa. E há muitas outras razões para visitar a edição 2012 deste certame (ver caixa).

“Para além da oferta de educação/formação, os jovens terão à sua disposição todo um conjunto de atividades paralelas complementares com a possibilidade de interagir, vivenciar, percecionar e experimentar várias profissões, no sentido de descobrir/desocultar interesses, que ajudem a encontrar o seu talento ou as áreas de interesse, para uma aposta de futuro, que passará sempre por esforço, empenho e trabalho, reforçando o mote “A Vida é Tua! Descobre o teu Caminho”, enfatiza Alzira Ferreira reforçando a importância vital de um evento desta natureza no atual enquadramento do país.

Uma importância também reforçada por Leopoldo Guimarães, presidente da Comissão Consultiva da Futurália, para quem “o certame tem vindo a assumir um papel muito importante como evento de agregação de informação, aconselhamento e conhecimento que permite um apoio fundamentado no processo de escolha e decisão”. Segundo o responsável, “em parceria com os profissionais, mentores de oferta educativa e empregadores, a Futurália tem vindo a oferecer a todos uma mostra diversificada e completa de opções de ensino e formação, de um modo organizado e competente para facilitar o acesso à informação e num ambiente acolhedor, de entretenimento e interação”. Um modelo que promete voltar a atrair à Futurália milhares de visitantes este ano.

Pontos de Paragem Obrigatória

. Espaço Formação Avançada: Neste espaço, a realizar a 17 de Março, recém-licenciados e jovens quadros poderão ter um contacto mais direto com entidades de ensino superior e tirar dúvidas sobre pós-graduações, mestrados e doutoramentos.

. Mostra de Entidades Estrangeiras em Portugal:
A Futurália é a plataforma ideal para conhecer universidades estrangeiras, entidades com programas internacionais de intercâmbio e estágio, institutos de línguas e embaixadas, representando vários países (Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Suíça, Dinamarca, República-Checa, Holanda, Canadá, Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia, China).

. Espaço da Comissão Europeia: Zona onde os visitantes se podem aconselhar e receber informação sobre programas de mobilidade, estágios e empreendedorismo na Europa.

. Espaço Futurália TV: Foi criado em parceria com o Instituto Restart, no Pavilhão 1 e permite o desenvolvimento de acções de formação na área da Multimédia para todos os jovens alunos destes cursos.

. Fórum Futurália: Está agendado para 17 de Março e convida os pais a assistir às apresentações das instituições de ensino superior e escolas de formação profissional que, em oito minutos, irão dar a conhecer os seus cursos e programas de formação.

. Seminários, Workshops e Conferências: A completar a oferta da Futurália 2012 e com o objetivo de continuar a apresentar de forma inovadora e inspiradora as opções de educação, formação e empregabilidade, a organização dinamiza um conjunto de actividades paralelas que incluem Seminários, Workshops, Conferências, Teatro, entre muitas outras iniciativas que promovem a interactividade e a exploração prática de competências.

. Área da Juventude dinâmica e interactiva: Espaço Marcas com produtos/marcas preferidos dos jovens, Lan party, Simuladores de voo em avião e helicóptero, Simulador F1, Simulador de capotamento, Pista de carros, Escalada, Slide, Passatempos no FB da Futurália com oferta de vários prémios e, nas noites de 16 e 17 de Março, o festU - Festival Nacional do Estudante.

. Mostras de formação: Estão previstas mostras de entidades formadoras, cobrindo 5 setores de atividade e 13 cursos/saídas profissionais: Energias( Técnico de Instalações Elétricas, de Energias Renováveis e de Frio e Climatização); Turismo e Restauração ( Técnico de Turismo, de Turismo Ambiental e Rural e de Restauração); Agricultura e Ambiente ( Técnico de Gestão Equina, de Produção Agrária) Indústrias e Tecnologias ( Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, de Mecatrónica); Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar; Técnico de Análises Laboratoriais e Marketing, Vendas e Comércio (Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade).



OUTRAS NOTÍCIAS
Recrutamento em marcha para trabalhar na UE

Recrutamento em marcha para trabalhar na UE


Quem procura um emprego nas várias instituições e organismos da União Europeia, tem agora a vida mais facilitada. O Centro de Informação Europeia Jaques Delors criou um site que divulga todas as ofert...

Gestão e liderança em tons de rosa-choque

Gestão e liderança em tons de rosa-choque


Menino não entra foi o mote do convite da Psicoforma para um final de tarde informal, entre mulheres, e onde o assunto era tão somente esse: elas e o seu papel enquanto líderes nos negócios e na vida....

“Procuramos pessoas apaixonadas e confiantes”

“Procuramos pessoas apaixonadas e confiantes”


Marta Rocha começou a sua carreira aos 22 anos, como técnica de recursos humanos na Portucel e integrou a equipa também a equipa da Benetton como responsável pelo departame...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS