Notícias

França recruta jovens portugueses

Recém-licenciados da Universidade Nova de Lisboa poderão realizar estágios remunerados em grandes empresas francesas
04.11.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

O «CONSEILLERS du Commerce Exterieur de la France» em Portugal, em colaboração com a Embaixada de França lançou um desafio à Universidade Nova de Lisboa: promover estágios em França aos estudantes da universidade portuguesa. Estágios esses que serão em 11 grandes empresas francesas, tais como Air Liquide, Axa Seguros, BNP — Paribas, Cetelem, Danone, Eurogroup, L'Oreal, Mazars, Renault Nissan Portugal, Rexel e Total.

Através deste projecto, os alunos recém-licenciados da Nova, poderão concorrer a um estágio remunerado em França com a duração de 6 meses, numa das empresas indicadas, nas áreas financeira, industrial, comercial, «marketing» ou de engenharia. Uma boa fluência da língua francesa e uma média alta de curso, são alguns dos requisitos exigidos para uma candidatura.

De acordo com José Rueff, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, esta é a primeira edição deste projecto e está optimista quanto à adesão dos alunos. «A oportunidade que os alunos têm em estagiar numa empresa de nível internacional é uma mais-valia para o seu currículo e mesmo para uma possível integração profissional numa dessas empresas», refere. O responsável admite que esta será uma oportunidade para lançar os alunos da Nova na internacionalização.

José Rueff adianta ainda que as empresas pretendem cativar jovens que apresentem alto rendimento intelectual, sobretudo nas áreas de economia, gestão, engenharia mecânica, engenharia de gestão e produção industrial, direito e comunicação social. «Nenhuma empresa garante emprego após o estágio mas os que se distinguirem podem ter maiores probabilidades de ingressar nos quadros das empresas onde estagiem», salienta o responsável.

A Embaixada de França disponibiliza-se para dar apoio aos estudantes ao nível de viagem, seguro, formação em francês e ajuda para procurar um alojamento. Quanto à língua francesa, a universidade disponibiliza ainda uma oferta de formação na área do francês na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa através do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, secção de estudos espanhóis, franceses e italianos. «Temos muitos alunos francófonos e por isso achamos que esta será uma boa oportunidade para quem pretender uma carreira de sucesso a nível internacional», conclui o vice-reitor.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS