Notícias

Formação em qualidade na SGS

27.08.2004


  PARTILHAR





Fernanda Pedro

A SGS ICS, organismo do Grupo SGS Portugal, que é líder na certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Serviço e Produto, vai promover no mês de Setembro, cursos de formação de auditores de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde, e Responsabilidade Social.


No curso de SA 8000 de responsabilidade social, os principais objectivos da formação passam pela preparação de auditores do Sistema de Responsabilidade Social de acordo com as normas SA 8000 (Certificação no âmbito da ética e responsabilidade social), pela análise dos critérios da norma SA 8000 e pela capacidade de interpretá-los em situações específicas.

Para além disso, o curso pretende fornecer ferramentas aos auditores de forma a analisarem e compreenderem o conteúdo da responsabilidade social e as questões dos direitos humanos, a globalização e as opções de futuro para a empresa.

Já no curso de Segurança, os objectivos passam pela preparação de auditores do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) de acordo com as normas OHSAS 18001 (uma especificação internacional de Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança), proporcionar o conhecimento dos requisitos de um SGSSO, dar a conhecer ferramentas e metodologias para conduzir uma auditoria eficaz ao SGSSO.

Relativamente ao ambiente, o curso pretende preparar auditores do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segundo a norma ISO 14001 (exige que sejam criadas e aplicadas práticas e procedimentos que, operacionalizadas em conjunto, resultem num SGA) e a ISO 19011. Além disso, a formação proporciona o conhecimento profundo e a interpretação dos requisitos do SGA, bem como dar a conhecer ferramentas e metodologias para auditar um SGA.

Quanto à qualidade, as acções formativas irão preparar auditores do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), bem como aprofundar o conhecimento dos requisitos de um SGQ pela norma ISSO 9001:2000 (especifica requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade quando uma empresa necessita) e dar a conhecer as ferramentas e metodologias para conduzir uma auditoria eficaz ao SGQ. Além disso, o curso irá proporcionar qualificação para quem pretender ser auditor do SGQ.

Mais de 400 técnicos já passaram por estes cursos de formação proporcionados pela SGS ICS e de acordo com uma fonte do Grupo "muitos dos quais, integram hoje a Bolsa de Auditores da SGS ICS".









DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS