Notícias

Formação à moda do Norte

Acaba de nascer na Invicta a Escola de Gestão do Porto — University of Porto Business School. Trata-se de uma nova instituição de ensino que pretende conquistar o mercado internacional dos MBA
04.01.2008


  PARTILHAR



Fernanda Pedro

A cidade do Porto vai ter uma escola internacional de negócios. Esta nova instituição surge através da fusão das «business schools» da Universidade do Porto (UP) e que se irá designar Escola de Gestão do Porto-University of Porto Business School. A UP decidiu avançar para a união de todas as suas actividades de formação avançada em Gestão, leccionadas na Escola de Gestão do Porto (EGP) e pelo Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (ISFEP). Desta fusão vai nascer uma única «business school» capaz de se afirmar no mercado internacional de MBA.

De acordo com Mário Rui Silva, director da ISFEP, as duas escolas desenvolviam uma actividade paralela e com objectivos comuns. “Com a fusão vamos aprofundar os conteúdos estratégicos da formação avançada para executivos, subir de patamar e atingir um grau de exigência capaz de obter um reconhecimento internacional. Com esta nova escola pretendemos atingir os cerca de 10 milhões de euros através dos cursos estruturantes, nomeadamente MBA para executivos, Formação em Alta Direcção, Formação em Company e Formação em Prestação de Serviços”, explica o responsável.

A Escola de Gestão do Porto passará assim a ser a única escola de gestão do universo da Universidade do Porto e deverá estar formalmente constituída até Março de 2008. A oferta própria de formação deverá arrancar já no próximo ano lectivo de 2008/2009. A par com esta iniciativa a UP, a Escola de Gestão do Porto e o Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia da Universidade do Porto estão igualmente a desenvolver esforços para chegarem a um acordo com as universidade de Aveiro, a Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto), de Coimbra, e do Minho para a criação e oferta conjunta de um MBA inteiramente leccionado em língua inglesa e de um DBA-Doutoramento em Business Administration, com relevância internacional.

“Existem algumas escolas de negócios no estrangeiro que são verdadeiras referências em termos internacionais e queremos com a Escola de Gestão do Porto — University of Porto Business School chegar também no futuro a esse patamar”, adianta o responsável. Naturalmente que o director da ISFEP tem consciência de que ainda tem algum caminho para percorrer e que primeiro tem de conquistar o público nacional. “A nível regional somos uma referência mas pretendemos dar resposta a todos os executivos do país e mais tarde a estrangeiros”, explica Mário Rui Silva.

Na nova escola de gestão, junta-se também um grupo de cerca de 20 empresários que já antes participavam na Associação para a Escola de Gestão do Porto (AEGP). “Para a nova instituição foi já criada uma nova associação com os 20 empresários. É uma aposta clara na nova escola de negócios do país”, refere o responsável.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS