Notícias

Explosão de MBA no turismo

03.09.2004


  PARTILHAR





Fernanda Pedro, Maribela Freitas e Ruben Eiras

O TURISMO é a mais recente aposta das universidades portuguesas em formação avançada. O avanço mais agressivo vem da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Autónoma de Lisboa em parceria com a Confederação do Turismo Português, que lançaram um Executive MBA em gestão de negócios do turismo.


O curso tem como objectivo um conjunto de ferramentas de gestão e de "boas práticas" aplicadas à área do turismo. O corpo docente é composto por alguns especialistas do sector, tais como o comendador Rui Horta, Paulo Mirpuri, e Atílio Forte, presidente da CTP. "É necessário reciclar muitos conhecimentos e este formato de MBA é ideal para isso. Além disso, se tiver uma vida profissional relevante na área, não é preciso ser licenciado para frequentá-lo", refere.

A Universidade Internacional (UI) está, como muitas outras escolas, a apostar na área do turismo. No próximo ano lectivo terá início no seu pólo de Lisboa a primeira edição da pós-graduação em turismo sustentável. Pedro Andrade, administrador da área comercial da UI explica que "a nossa instituição de ensino tem tradição na área do turismo, nomeadamente através da licenciatura que ministramos nesta temática e esta é sem dúvida uma área em que procuramos apostar. A pós-graduação em turismo sustentável é emergente na medida em que os operadores turísticos têm de ter esta preocupação".

Este curso visa preparar os alunos para fazer face às exigências e a forma de abordar o desenvolvimento sustentável no turismo, em diversos aspectos que vão desde a concepção à gestão e da hotelaria aos parques e reservas naturais. Consultores de turismo e planeamento regional e urbano, urbanistas, arquitectos, engenheiros, funcionários das regiões de turismo em câmaras municipais, entre outros, são alguns dos destinatários desta formação. "O turismo é uma área em que existe uma carência de formação a nível de quadros", refere Pedro Andrade. Além deste curso, a UI disponibiliza ainda uma pós-graduação em gestão estratégica de recursos humanos na hotelaria e turismo e vai avançar com a segunda edição do "Master" em gestão hoteleira e turismo.

Por sua vez, o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) vai lançar em Outubro dois MBA, um em Hotelaria e Turismo e outro em Gestão de Destinos Turísticos. Neste curso, "a forte componente prática obriga a que os formandos exponham casos reais nas aulas para uma melhor evolução na aprendizagem", salienta António Costa, presidente do IPDT. Nesse sentido, aquela escola superior vai lançar a Academia Aberta de Turismo, que consiste na deslocalização do MBA de dois em dois meses, ou seja, a formação irá percorrer o país de norte a sul. Para que isto fosse possível, o Instituto realizou uma parceria com a Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET) no âmbito de um plano estratégico do destino turístico.

Outra escola que disponibiliza formação nesta área é o Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial (INDEG) do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa que vai avançar no próximo ano lectivo com uma pós-graduação em gestão de hotelaria. Por sua vez, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas também entrou recentemente no nicho de formação avançada no sector turístico, com o lançamento da pós-graduação em Ordenamento do Território e Turismo Sustentável.


TOME NOTA

PARA que lhe seja mais fácil aceder à informação dos cursos referidos, deixamos-lhe alguns contactos:

Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial

Web: www.indeg.org
Telefone: 21 7826100

Universidade Internacional

Web: www.uinternacional.pt
Telefone: 21 7210230

Instituto Português de Administração de Marketing

Web: www.ipam.pt
Telefone: 21 8436600

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Web: www.iscsp.utl.pt
Telefone: 21 3619430

Escola de Gestão & Negócios - UAL
Web:www.universidade-autonoma.pt/
Telefone: 21 3177607

Instituto Português para o Desenvolvimento do Turismo

Web: www.institutodeturismo.org
Telefone:256378644






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ADMINISTRATIVO RH C/FRANCÊS - LISBOA

Kelly Services Portugal

ATUÁRIO

Grupo Egor

AUDITOR

Grupo Egor