Notícias

ISCTE lança mestrado em complexidade

03.09.2004


  PARTILHAR




Cátia Mateus

APRENDER a conhecer e gerir o meio ambiente no seio das organizações é o objectivo do inovador curso que o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) irá lançar. A primeira edição do Mestrado em Ciências da Complexidade tem já as candidaturas em curso e direcciona-se a quadros médios e superiores das empresas com licenciatura em qualquer domínio científico.

É inovador e promete revolucionar as organizações. Trata-se de um curso de mestrado que foi criado a partir da constatação de que a compreensão dos fenómenos complexos tem vindo a assumir uma importância crescente para diferentes domínios científicos. As empresas não fogem à regra e por isso o ISCTE trouxe o estudo da complexidade para a abordagem laboral.

De acordo com a instituição de ensino "há várias perspectivas sobre os sistemas complexos, desde as ciências da natureza às ciências sociais e humanas que podem ser associadas numa abordagem unificadora e interdisciplinar dos fenómenos complexos". Uma perspectiva que serve de âncora à estrutura do curso.

Da Inteligência Organizacional em Ambientes Complexos, passando pela Abordagem Interdisciplinar da Complexidade; Metodologias de Investigação; Mundos Artificiais ou Computação Organizacional, o mestrado aborda várias áreas neste domínio.
Pela variedade de domínios científicos que aborda, o curso não restringe os candidatos apenas a uma área de formação. Até porque "a meta é a compreensão e resolução dos sistemas complexos através da adopção de ferramentas de modelação e simulação computacional".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS