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Entrevistas de grupo: prepare-se!

Entrevistas de grupo: prepare-se!

Nos últimos anos, os processos de recrutamento mudaram e se a fase da entrevista já era decisiva e suficiente para intimidar o mais preparado e comunicativo dos candidatos, imagine se o convidarem para mostrar o que vale e quais os objetivos da sua candidatura numa entrevista de grupo. 

28.03.2014 | Por Cátia Mateus


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As entrevistas de grupo entraram no livro de práticas dos recrutadores nacionais e tem ajudado a provocar stress acrescido em inúmeros candidatos. Destacar-se perante o empregador com base num conjunto de questões por vezes irreais não é fácil. Ter de o fazer deixando pelo caminho a concorrência que está a partilhar consigo o entrevistador, é tarefa para os mais ágeis.

Na essência, uma entrevista de grupo não difere em muito da típica entrevista de emprego, mas acrescenta maior tensão ao entrevistado que tem de competir diretamente com outros candidatos e distinguir-se entre a multidão. Para os mais temerosos, os especialistas deixam algumas dicas que podem ajudar a minimizar o stress e ser bem-sucedido.

Pesquisar muito bem o contexto em que atua a empresa, o seu posicionamento no mercado e quem o vai entrevistar pode ajudá-lo a “marcar pontos”. O objetivo é encontrar aquele pequeno detalhe que vai fazer toda a diferença e mostrar que sabe ao que vai e o que quer. Além de se informar sobre a empresa deve também preparar a sua própria apresentação. Na maioria das entrevistas de grupo, a primeira fase é dedicada à apresentação dos candidatos e é muito importante que logo aqui consiga captar a atenção do recrutador e suscitar o seu interesse.

Estratégia de ouro é, igualmente, chegar mais cedo para ter tempo de observar a “vida” na empresa, o quotidiano do escritório e, ao mesmo tempo, preparar-se para a entrevista. Procure ouvir bem e ser o primeiro a responder, não sempre mas em algumas questões.

Quando lhe derem a possibilidade de colocar questões, não a desperdice com perguntas irrelevantes. Foque-se em questões estratégicas que demonstrem o seu conhecimento do negócio e que possam diferenciá-lo dos outros candidatos. Utilizar a estratégia de reforçar e confirmar as respostas dos seus colegas pode ser também uma forma de se destacar e demonstrar a sua capacidade para atuar em equipa, mesmo em cenário de competitividade. 



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