Notícias

Empreendedorismo tecnológico em Coimbra

25.06.2004


  PARTILHAR




Cátia Mateus

A UNIVERSIDADE de Coimbra associa-se ao movimento do empreendedorismo nacional e cria, já no próximo ano lectivo, uma pós-graduação que apoiará os alunos no desenvolvimento de ideias de negócio com potencial de sucesso.

O curso na área da comercialização de tecnologia tem início já em Setembro e foi concebido à luz de um modelo de ensino preconizado pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.

Formar equipas capazes de converter a tecnologia desenvolvida nos laboratórios de investigação em potencial de negócio é a meta da UC. O curso não "patrocinará" a criação de empresas, mas segundo o Pedro Saraiva, pró-reitor da UC, "proporcionará o amadurecimento das equipas capazes de dar o primeiro passo rumo à criação de um negócio".

Para tal, a instituição de ensino efectuará uma pré-triagem onde serão seleccionados os laboratórios com tecnologias mais promissoras e, ao longo do curso, os alunos, investigadores e empresários com perfil para, em conjunto, "apurarem os produtos e serviços mais interessantes que essas tecnologias podem proporcionar".

Assim, a instituição filtrará ideias de negócio com uma base tecnológica avançada e forte potencial de crescimento que serão trabalhadas para se tornem empresas de sucesso.

Pedro Saraiva salienta o sucesso que o programa de comercialização de tecnologia alcançou nos Estados Unidos onde "por cada dez tecnologias apresentadas, duas ou três empresas são criadas".

Uma estatística que o responsável espera ver repetida na UC. Em comunicado, a instituição salientou a importância desta acção enquanto catalizadora de iniciativas empresariais inovadoras e de sucesso.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS