Notícias

Empreendedorismo em pós-graduação

01.08.2003


  PARTILHAR




Cátia Mateus

A UNIVERSIDADE Lusíada e o Taguspark uniram-se no propósito de fomentar o espírito empreendedor português. As duas instituições lançam este ano o curso de pós-graduação em "Entrepreneurship Managment".

O objectivo é levar os candidatos à criação da sua própria empresa fornecendo-lhes as ferramentas necessárias a um projecto empresarial de sucesso.

Jeffrey A. Timmons, professor do Babson College em Boston, define empreendedorismo como "a capacidade de criar e desenvolver um projecto a partir do nada". Uma meta que o Taguspark e a Universidade Lusíada se propõe atingir.

Direccionado a potenciais empreendedores com formação técnica de nível superior, mas também a actuais ou futuros gestores com o objectivo de desenvolver o seu espírito de iniciativa, o curso de pós-graduação agora anunciado foi concebido com o objectivo de permitir um contacto directo com o mundo empresarial.

Explorar as vantagens, desvantagens, dificuldades e oportunidades inerentes ao desafio de criar a própria empresa elege-se percurso obrigatório desta iniciativa académica.

Ao todo são 200 horas de formação divididas em oito módulos de 25 horas cada, versando temáticas tão diversas como a liderança, a negociação, estratégia, finanças até à temática do empreendedorismo. Paralelamente às matérias teóricas o curso integra diversos seminários complementares aos programas dos vários módulos.

Na sua essência, o curso orienta-se também para a realização de um trabalho final: a criação de uma empresa. Esta tarefa deverá ter em conta as várias fases do processo: detecção da oportunidade, escolha dos parceiros para o desenvolvimento da ideia, desenvolvimento do plano de negócios e apresentação a investidores.

Aos melhores trabalhos será dada a oportunidade de desenvolvimento do projecto na Incubadora de Empresas do Taguspark.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS