Ruben Eiras
Conhecer bem a empresa é crucial para conquistar
o emprego
NUMA fase económica em que o desemprego calcorreia o mercado,
a época de Verão não serve só para retemperar
energias, mas também para preparar o terreno à conquista
de um posto de trabalho na "rentrée" de Setembro.
Uma das armas mais eficazes para concretizar este objectivo é
a boa preparação para uma entrevista de emprego.
Dada a forte competição que existe no mercado devido ao
excesso de candidatos qualificados, Yves Turquin, director-geral da
empresa de serviços de carreira global Lee Hecht Harrison, refere
que possuir sólidas competências em entrevista "é
agora um pré-requisito. Mas para fornecer a melhor impressão
possível, os candidatos devem adequar a sua apresentação
a cada entrevista".
Adoptar esta postura requer algum engenho e capacidade de adaptação
a cada situação. Neste plano, Yves Turquin aconselha:
"Para cada entrevista, isso significa pesquisar não só
o negócio da empresa, a sua 'performance' financeira e histórica,
mas também a sua cultura e o mercado onde se insere. O candidato
também deve corresponder ao tipo de vestuário e comportamentos
esperados pela empresa".
Para obter estas informações, o melhor recurso é
ter um amigo dentro da empresa que recruta. Mas para quem não
tem este canal de informação, Yves Turquin dá algumas
"dicas" para se tornar um detective de emprego eficaz.
O primeiro passo consiste em observar atentamente o sítio Web
da empresa. Isto significa que não deve ler apenas o sítio
para ter alguma informação sobre a entidade.
Veja com atenção o "layout" da página.
É muito tradicional ou tem um estilo mais criativo? É
monocromático ou utiliza muitas cores? E o tom? A linguagem é
mais alegre e casual ou é mais reservada? Caso haja fotografias
dos directores no site, tratam-se de retratos formais ou de poses mais
descontraídas? Como se apresentam vestidos?
Ainda utilizando o canal ciberespacial, Yves Turquin aconselha a efectuar
uma pesquisa intensa na internet sobre arquivos noticiosos para obter
histórias sobre a filosofia e cultura da empresa ou para obter
o perfil dos directores. "Pesquise outras fontes, como artigos
de analistas ou 'newsgroups', para saber a opinião geral sobre
a empresa", acrescenta.
Uma terceira técnica é falar com pessoas que trabalham
em empresas concorrentes daquela para a qual você está
a ser entrevistado.
Provavelmente estas sabem mais do que você pensa. "Talvez
tenham conhecido pessoas da empresa em encontros do sector ou em conferências,
ou ter um colega que tenha trabalhado na empresa", explica.
E também pode perguntar à sua família, amigos e
conhecidos se estão familiarizados com a empresa. É possível
que tenham um contacto pessoal na organização.
Por último, não receie contactar a empresa. "É
perfeitamente aceitável ligar para a recepcionista, para obter
informações sobre a cultura da organização
e o código de vestuário", remata Yves Turquin.