Notícias

Armas para uma boa entrevista

01.08.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

Conhecer bem a empresa é crucial para conquistar o emprego


NUMA fase económica em que o desemprego calcorreia o mercado, a época de Verão não serve só para retemperar energias, mas também para preparar o terreno à conquista de um posto de trabalho na "rentrée" de Setembro.

Uma das armas mais eficazes para concretizar este objectivo é a boa preparação para uma entrevista de emprego.

Dada a forte competição que existe no mercado devido ao excesso de candidatos qualificados, Yves Turquin, director-geral da empresa de serviços de carreira global Lee Hecht Harrison, refere que possuir sólidas competências em entrevista "é agora um pré-requisito. Mas para fornecer a melhor impressão possível, os candidatos devem adequar a sua apresentação a cada entrevista".


Adoptar esta postura requer algum engenho e capacidade de adaptação a cada situação. Neste plano, Yves Turquin aconselha:

"Para cada entrevista, isso significa pesquisar não só o negócio da empresa, a sua 'performance' financeira e histórica, mas também a sua cultura e o mercado onde se insere. O candidato também deve corresponder ao tipo de vestuário e comportamentos esperados pela empresa".

Para obter estas informações, o melhor recurso é ter um amigo dentro da empresa que recruta. Mas para quem não tem este canal de informação, Yves Turquin dá algumas "dicas" para se tornar um detective de emprego eficaz.

O primeiro passo consiste em observar atentamente o sítio Web da empresa. Isto significa que não deve ler apenas o sítio para ter alguma informação sobre a entidade.

Veja com atenção o "layout" da página. É muito tradicional ou tem um estilo mais criativo? É monocromático ou utiliza muitas cores? E o tom? A linguagem é mais alegre e casual ou é mais reservada? Caso haja fotografias dos directores no site, tratam-se de retratos formais ou de poses mais descontraídas? Como se apresentam vestidos?

Ainda utilizando o canal ciberespacial, Yves Turquin aconselha a efectuar uma pesquisa intensa na internet sobre arquivos noticiosos para obter histórias sobre a filosofia e cultura da empresa ou para obter o perfil dos directores. "Pesquise outras fontes, como artigos de analistas ou 'newsgroups', para saber a opinião geral sobre a empresa", acrescenta.

Uma terceira técnica é falar com pessoas que trabalham em empresas concorrentes daquela para a qual você está a ser entrevistado.

Provavelmente estas sabem mais do que você pensa. "Talvez tenham conhecido pessoas da empresa em encontros do sector ou em conferências, ou ter um colega que tenha trabalhado na empresa", explica.

E também pode perguntar à sua família, amigos e conhecidos se estão familiarizados com a empresa. É possível que tenham um contacto pessoal na organização.

Por último, não receie contactar a empresa. "É perfeitamente aceitável ligar para a recepcionista, para obter informações sobre a cultura da organização e o código de vestuário", remata Yves Turquin.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ADVOGADO(A) PRIVATE CLIENTS

Michael Page Portugal

ANALISTA SAP - TORRES VEDRAS

Michael Page Portugal

AREA SALES MANAGER - PORTUGAL

Michael Page Portugal