O que têm em comum as mais recentes campanhas do Euro 2016, Copa América e Jogos Olímpicos, Cristiano Ronaldo, Neybar e Barcelona? Todas elas têm um toque luso, o de Nuno Moura, o português que lidera a gestão (e inovação) de todo o marketing digital, e-commerce, apps, serviços digitais e social media da Nike a nível global. Aos 34 anos, soma mais de uma década de trabalho nas indústrias da comunicação, marketing e digital a nível nacional e internacional. Iniciou a carreira em Portugal mas Londres e os Estados Unidos entraram rapidamente no seu mapa profissional. Desde 2012 que se mudou para Portland, nos Estados Unidos. Acaba de ser nomeado para o prémio Leaders Under 40 Awards que distingue os melhores talentos mundiais da indústria desportiva, com menos de 40 anos. Qual é a sua ambição profissional? Regressar a Portugal para “liderar o marketing de uma marca forte, trabalhando a sua expansão internacional”.
Trabalhar no estrangeiro, diz Nuno Moura, “é algo que toda a gente deveria experienciar a determinada altura da sua carreira”. É enriquecedor a todos os níveis, garante o global brand digital director da Nike, mas a sua ambição é regressar a Portugal. Nuno Moura licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e desde cedo traçou um percurso de descoberta e conquistas profissionais. Estagiou na Sic Notícias, trabalhou para a MTV, em Londres, e passou por algumas das mais relevantes agências de marketing da indústria digital. “Foi ai que elevei meteoricamente as minhas competências no digital, no social media, desde a vertente mais estratégica à execução de planos, passando pelo desenvolvimento de soluções inovadoras no mobile e na web”, relembra.
Um background que acabou por conduzi-lo à Nike, primeiro no Reino Unido e agora em Portland, e que atraiu sobre o seu trabalho a atenção da indústria e da Leaders que agora o coloca na lista dos melhores no 'negócio' desportivo. Sobre a a nomeação para o prémio Nuno Moura diz que ela está longe de ser apenas focada em conquistas individuais, “premeia o esforço coletivo de um grupo de trabalho extremamente talentoso que demonstra inesgotável paixão no serviço aos nossos consumidores diariamente”, reforça.
Formação
É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com especialização em Relações Públicas e Jornalismo.
Ambição
“Liderar o marketing de uma marca forte em Portugal, trabalhando a sua expansão internacional seria um desafio que me daria imenso prazer abraçar no futuro”
Hóbis
Viagens (está constantemente a planear a próxima), música, gastronomia, rugby.