A taxa de desemprego em Portugal estava a baixar sucessivamente há ano e meio, com cada novo trimestre a registar um valor inferior aos três meses precedentes. Mas, o terceiro trimestre (entre julho e setembro) interrompeu essa tendência de queda.
Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego manteve-se nos 6,7% entre julho e setembro, inalterada face ao valor observado três meses antes. A última vez que o desemprego não tinha caído face ao trimestre anterior (mantendo-se inalterado) foi nos últimos três meses de 2016.
Já em termos homólogos, verificou-se uma redução de 1,8 pontos percentuais na taxa de desemprego, já que no terceiro trimestre de 2017 a taxa de desemprego estava nos 8,5%.
Segundo o INE, o número de desempregados em Portugal situou-se em 352,7 mil pessoas entre julho e setembro, mantendo-se praticamente inalterada relativamente ao trimestre anterior e "interrompendo os decréscimos trimestrais observados desde o 2.º trimestre de 2016".
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI