1 Reúna o que é necessário
Tenha perto de si o currículo, dados que tenha reunido sobre a empresa, caneta e papel para anotar aspetos relevantes que decorram da conversa com o recrutador.
2 Antecipe perguntas e respostas
Procure reunir informações sobre questões tipicamente colocadas pela empresa em entrevistas de recrutamento e procure alinhar resposta possíveis a essas questões.
3 Informe-se sobre a função
Entre o leque de perguntas que lhe farão, certamente uma será sobre as suas razões para se candidatar ao cargo e para querer trabalhar na empresa. Quanto mais aprofundados forem os seus conhecimentos sobre a cultura da organização, as suas práticas e a função em si, maiores serão as suas hipóteses de ultrapassar com sucesso a entrevista.
4 Escolha bem o lugar
Dira que se a entrevista é telefónica, o lugar onde decorre é irrevelante. Engana-se. Deve escolher um local tranquilo e longe de quais quer distrações possíveis para que possa estar exclusivamente focado na entrevista e nas questões do recrutador.
5 Positivismo e confiança
Nas suas respostas procure sempre transmitir uma visão positiva das questões e uma atitude confiante. A maneira como responde ao telefone tem impacto no interlocutor.
6 Clareza nas respostas
Não perca tempo com divagações ou a contornar assuntos. Responda às questões de forma clara e direta. Hesitar ou demorar nas respostas é sinal de dúvida.