Notícias

6 regras para uma entrevista telefónica de emprego

6 regras para uma entrevista telefónica de emprego

É um erro pensar que uma entrevista telefónica é igual a uma entrevista presencial no processo de seleção para um emprego. Não é. Se na primeira fatores como a linguagem corporal ou imagem podem funcionar a seu favor, nas entrevistas telefónicas é a solidez das respostas que dita o sucesso. Mas há pequenos ‘truques’ que podem ajudar.

28.09.2018


  PARTILHAR



1 Reúna o que é necessário
Tenha perto de si o currículo, dados que tenha reunido sobre a empresa, caneta e papel para anotar aspetos relevantes que decorram da conversa com o recrutador.

2 Antecipe perguntas e respostas
Procure reunir informações sobre questões tipicamente colocadas pela empresa em entrevistas de recrutamento e procure alinhar resposta possíveis a essas questões.

3 Informe-se sobre a função
Entre o leque de perguntas que lhe farão, certamente uma será sobre as suas razões para se candidatar ao cargo e para querer trabalhar na empresa. Quanto mais aprofundados forem os seus conhecimentos sobre a cultura da organização, as suas práticas e a função em si, maiores serão as suas hipóteses de ultrapassar com sucesso a entrevista.

4 Escolha bem o lugar
Dira que se a entrevista é telefónica, o lugar onde decorre é irrevelante. Engana-se. Deve escolher um local tranquilo e longe de quais quer distrações possíveis para que possa estar exclusivamente focado na entrevista e nas questões do recrutador.

5 Positivismo e confiança
Nas suas respostas procure sempre transmitir uma visão positiva das questões e uma atitude confiante. A maneira como responde ao telefone tem impacto no interlocutor.

6 Clareza nas respostas
Não perca tempo com divagações ou a contornar assuntos. Responda às questões de forma clara e direta. Hesitar ou demorar nas respostas é sinal de dúvida.



OUTRAS NOTÍCIAS
Regra de duas saídas para uma entrada nunca foi cumprida

Regra de duas saídas para uma entrada nunca foi cumprida


Foi uma das bandeiras da troika. A redução do Estado era um dos vetores do programa de ajustamento económico e financeiro português. Mas a verdade é que nem durante o...

Incentivos fiscais atraem talento qualificado para Portugal

Incentivos fiscais atraem talento qualificado para Portugal


São precisamente 10.684 os estrangeiros que chegaram a Portugal entre 2009 e 2016, requerendo o estatuto de Residente Não Habitual (RNH) que confere a profissionais ligados a atividades ...

Estes são os profissionais que as empresas procuram

Estes são os profissionais que as empresas procuram


Este é um ano de desafios para as empresas nacionais. As perspetivas de contratação são elevadas (73%), mas apesar de uma percentagem idêntica de profissionais se man...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS