Notícias

Deficientes vão ter mais apoios

03.06.2005


  PARTILHAR




Paula R. Santos

AS EMPRESAS que contrataram deficientes, com vínculo efectivo, durante o ano passado, podem candidatar-se até ao final deste mês à 10.ª edição do Prémio de Mérito, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

O incentivo estatal inclui a atribuição de três prémios a empresas ou a pessoas com deficiência que tenham criado, com sucesso, o seu próprio emprego, com valores entre os 6.744 e os 3.747 euros.
Com um orçamento mais alargado, o grupo José de Mello aposta, pela segunda vez, na integração destas pessoas ao conceder uma verba de 29.500 euros a ser distribuída por 54 escolas do ensino básico e secundário.

A «Escola Alerta», uma iniciativa promovida pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência (SNRIPD), mobiliza alunos e professores na sensibilização e elaboração de projectos que facilitem a vida a quem tem as suas capacidades limitadas.

«Actualmente, nota-se uma grande diferença em relação às empresas e à sua postura no âmbito do mecenato e da responsabilidade social. Estão muito mais sensibilizadas do que estavam há três anos», adianta Cristina Louro, responsável pelo SNRIPD.

A RHmais é outro exemplo desse empenho em marcar a diferença através de acções de responsabilidade social. Para celebrar os seus 18 anos de actividade, cumpridos este ano, a empresa assinou um protocolo de cooperação alargada com a Fundação-Liga, tendo em vista a formação e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

«Em todas as oportunidades, colaboraremos com a Fundação-Liga na tentativa de integrar as pessoas com deficiência», referiu João Borges, director-coordenador da RHmais. Maria Guida Faria, presidente da Fundação-Liga, sublinha que o protocolo «apresenta vantagens para ambas as partes». «Nós podemos proporcionar oportunidades de emprego adequadas a pessoas com deficiência e a RHmais pode exercer a sua vontade de ajuda comunitária, facto que é cada vez mais necessário na nossa sociedade», especifica Guida Faria.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Área Jurídica

Assembleia da República

Business Development Assistant

ARC International Design Consultants