Notícias

Arranque para o sucesso

A Associação Nacional de Jovens Empresários ensina-lhe o A, B, C do empreendedorismo
03.06.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

PROMOVER a iniciativa e minimizar o risco inerente à criação de empresas, pela via da informação e divulgação de boas práticas, é o objectivo da mais recente iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresário (ANJE).


Esta organização vai lançar vários «Guias Práticos do Empreendedorismo», cada um deles orientado para a criação de negócios numa área específica de actividade. Uma espécie de A,B,C do empreendedorismo, mas por sectores.

Lançado esta semana - apenas através do sítio da ANJE em www.anje.pt - o primeiro dos 50 guias práticos que a associação tem previstos dá a conhecer tudo o que é preciso para criar um jardim de infância, com dicas e sugestões incluídas. Segundo Suzana Alípio, directora-executiva da associação e coordenadora para a área do empreendedorismo, «estes guias surgiram como resposta às solicitações de vários empreendedores que procuravam a ANJE para obter apoio em questões práticas inerentes à criação da empresa, como sejam custos, normas legais, equipamentos, localização ideal, recursos humanos necessários».

Uma abordagem eficaz ao mercado

De acordo com a responsável, os guias terão uma periodicidade mensal e disponibilizam um conjunto de conselhos, sugestões, dicas e estratégias para a criação de empresas numa dada área. Suzana Alípio esclarece que «por se tratar de informação rigorosa em áreas específicas, estes guias são sempre realizados em colaboração com um empresário que expõe as dificuldades inerentes à criação da sua empresa».

Uma estratégia que, para a directora-executiva da ANJE, consolida o grande valor deste projecto: «uma abordagem muito real ao mercado». No final de cada guia é apresentado um quadro-resumo do negócio, avaliando o investimento, a rentabilidade, a concorrência e o risco.

Na fase inicial os guias estarão apenas disponíveis através do sítio da associação e foram divulgados entre os 15 mil registos que constam na base de dados da ANJE. Todavia, Suzana Alípio não coloca de parte a hipótese dos guias virem a assumir um formato impresso. O segundo guia prático surge no próximo mês e ensina-o a criar uma clínica dentária.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS