Notícias

Danone Trust cativa mais escolas

16.11.2007


  PARTILHAR



Maribela Freitas

A Universidade de Aveiro, a Católica do Porto e a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve são as três novas instituições de ensino superior que este ano vão participar na edição portuguesa do jogo simulado de gestão Danone Trust. Criada em 2003, esta iniciativa é encarada pela multinacional como uma forma de recrutamento, pois a equipa que vencer o torneio tem como prémio um estágio profissional na empresa.

Às universidades já citadas juntam-se as Faculdades de Economia da Universidade do Porto, Coimbra e Nova, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a Universidade Católica de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, repetentes nesta iniciativa. Até ao final do mês, a Danone vai estar a realizar o «roadshow» de apresentação da terceira edição do jogo às universidades e decorre a inscrição das equipas. À semelhança de anos anteriores a Danone Portugal estima que cada instituição de ensino venha a inscrever cerca de dez equipas — com cinco elementos cada —, abrangendo assim 450 alunos, mais 50% do que na edição passada.

De Dezembro a Janeiro vai processar-se a pré-selecção de equipas e entre 18 e 29 de Fevereiro de 2008, durante os «Trust Days», serão seleccionadas as cinco formações finalistas que irão disputar a final nacional do Danone Trust, agendada para 10 de Março. Aí irão apresentar o seu plano estratégico à direcção da Danone Portugal. Quem vencer irá a Paris em Abril, juntamente com mais onze países, mostrar o que vale perante o presidente e CEO da Danone, Franck Riboud.

A edição do Trust deste ano simula a gestão de uma unidade de negócio numa adaptação entre acontecimentos reais vividos no seio do grupo e a criação pura. O jogo desafia as equipas de estudantes finalistas ou pré-finalistas a assumirem a direcção da empresa, definindo o seu plano estratégico a três anos por um crescimento rentável e construindo cenários de confiança para os accionistas, gerindo todas as vertentes de negócio, desde o marketing à área industrial.

Criado em 2003 pela multinacional, o Danone Trust visa detectar futuros quadros para a empresa. No ano passado a Danone em Portugal ofereceu cinco estágios profissionais e recrutou para os seus quadros três novos colaboradores. “Este desafio tem por parte da Danone uma grande componente de recrutamento e de dar a conhecer a empresa”, explica Pedro Gonçalves Pereira, director de recursos humanos da Danone Portugal.

Conta ainda que cada vez são mais as universidades que querem participar, uma vez que os estágios proporcionados por esta iniciativa, são muito atractivos para os alunos. É que não são só os vencedores que têm a oportunidade de estagiar nesta empresa, uma vez que esse convite pode ser estendido a elementos de elevado potencial de equipas vencidas.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS