Uma empresa jovem, 100% portuguesa que privilegia os recursos que crescem dentro da empresa. É desta forma que o CEO Miguel Pina Martins define o posicionamento da Science4you, o marca lusa que, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, produz, desenvolve e comercializa brinquedos educativos pensados para estimular o conhecimento de crianças e jovens. Nascida de um projeto académico do seu CEO e financiada por capital de risco e business angels, a Science4you tem trilhado nos últimos anos o seu caminho como um dos bons exemplos nacionais em matéria de empreendedorismo. Cresceu, multiplicou-se e está em continua expansão. Até ao final deste ano a empresa as metas da empresa são claras: contratar 160 profissionais para Portugal, 32 para Espanha e oito para o Reino Unido.
Com uma equipa de 100 profissionais em Portugal, Espanha e Reino Unido – onde a média de idades ronda os 28 anos e as áreas de formação se complementam entre licenciados em Biologia, Gestão, Recursos Humanos, Psicologia, Estudos Europeus, Multimédia ou outras – a estratégia de expansão da Science4you está, segundo Miguel Pina Martins, orientada para a consolidação da posição da marca nos mercados onde já detém escritórios próprios (Espanha e Reino Unido) de modo a “conseguirmos tornar a Science4you, a médio prazo, uma marca de referência em brinquedos educativos e didáticos, à semelhança do que já acontece em Portugal”, explica o CEO.
Ao longo dos últimos anos, a marca criou novas linhas de produtos como a Tech4you, que inclui produtos tecnológicos (Tab4you, Mobile4you e apps móveis), tendo sempre como orientação o desenvolvimento de produtos que estimulem e ajudem a desenvolver as capacidades cognitivas das crianças. Um objetivo que orienta as prioridades da empresa de cada vez que tem de reforçar a sua equipa.
“As contratações atualmente em curso têm como objetivo reforçar a equipa com recursos humanos qualificados no que se refere à gestão de espaços, lojistas, ao desenvolvimento de brinquedos e ao armazém”, explica Miguel Pina Martins. Até ao final do ano a Science4you tem como meta inaugurar 40 novos espaços comerciais, a juntar aos 20 que atualmente detém. Um crescimento que justifica parte destas contratações, mas não a totalidade. Uma boa parcela das vagas anunciadas servirá também para reforçar a equipa da empresa preparando-a para a segunda metade do ano, “época em que são necessários mais reforços para dar resposta à procura do mercado”, clarifica o CEO. Uma parte das contratações previstas serão temporárias, e têm como finalidade reforçar os espaços comerciais que a marca terá na altura do Natal, mas o CEO não coloca de parte a continuidade dos colaboradores recrutados para essas funções na empresa, adiantando que dependendo da performance dos espaços e dos profissionais. “Desde a fundação da empresa temos conseguido crescer de forma sustentável e acreditamos que são as pessoas que têm o nosso ADN que nos ajudarão a crescer e a conquistar novos mercados”, esclarece.
Para crescer a nível nacional e internacional, a Science4you tem firmado parcerias com distribuidores, que têm permitido à empresa chegar a novos mercados. Igualmente importante tem sido a aposta da Science4you na presença nas feiras de brinquedos internacionais, como a London Toy Fair e a Hong Kong Toys & Games Fair. No foco de Miguel Pina Martins está o desenvolvimento de brinquedos que aliem a tecnologia às necessidades educativas. Uma missão que quer prosseguir com um investimento constante na inovação, para a qual é essencial um recrutamento dos perfis certos para o projeto.