No ano passado começaram a desenvolver o conceito de loja que queriam criar e nasceu a marca Melt, um franchising onde num só local se juntam valências diferentes, como acontece na primeira loja que abriram já este ano, em Lisboa e que junta cafetaria, wineshop, bookshop e mercearia.
A marca Melt nasceu em plena crise, mas para os empreendedores que apostaram neste conceito é claro que apesar dos portugueses se retraírem mais no consumo, não deixam por completo de o fazer. Acreditam que os negócios relacionados com a alimentação são uma área segura onde investir. Contudo queriam um conceito diferente. “A ideia era fazermos algo que não fosse muito complexo, mas que marcasse a diferença. Pensámos em juntar diversas áreas de negócio, tudo no mesmo espaço”, conta Pedro Capão que em conjunto com os sócios Pedro Janeiro e Pedro Neto gerem o negócio, sendo Rui Mão de Ferro um sócio investidor. Todos têm actividades profissionais, não se dedicando a tempo inteiro a este projecto.
Na prática estes empreendedores queriam um negócio do dia-a-dia, que integrasse o quotidiano das pessoas e não fosse tão prejudicado pela crise. “As pessoas deixam de ir ao restaurante, mas não deixam de beber café e podíamos construir aqui uma resposta de valor”, realça Pedro Capão. Como nenhum destes empreendedores tem experiência na área, começaram por analisar o mercado e foram desenvolvendo a ideia, olhando também para fora de Portugal. Acabaram por enveredar pela mistura de áreas num só espaço, como forma de se diferenciarem.
Conta Pedro Capão, meio a brincar que fizeram vários planos de negócio e diversas revisões ao plano de marketing. Muitas das coisas que idealizaram inicialmente não foram concretizadas e a realidade acabou por moldar o negócio. A primeira loja que abriram em junho deste ano, no Saldanha, em Lisboa, é a prova de conceito. O objectivo é “crescer tanto em Portugal como fora dele, porque este é um produto que se pode moldar à comunidade onde estiver inserido. Quando criamos a marca não quisemos que estivesse associada ao produto, não usamos o termo coffee, é Melt, porque pode adaptar-se, o conceito é este, no futuro podemos acrescentar ou tirar áreas de negócio”, frisa Pedro Capão. Seguindo esta perspectiva o produto pode também ser complementado com outras áreas, primando pela versatilidade.
A primeira loja é própria, mas o franchising da marca também já está criado e os empreendedores não excluem a hipótese de entrar como sócios se quem os procurar para desenvolver este conceito, tiver o perfil que consideram essencial para apostar na Melt. Mas nem tudo são facilidade e Pedro Capão conta que a principal dificuldade que encontraram na implantação da primeira loja foi descobrir o local ideal para a sua localização. Acrescenta ainda que “ter um negócio é exigente e há que ter disponibilidade para levar o barco a bom porto”.
BI Empresarial
Promotores:
Pedro Janeiro, 29 anos, economia
Pedro Neto, 32 anos, gestão
Pedro Capão, 34 anos, farmácia e economia
Rui Mão de Ferro, 47 anos, economia
Área de actividade:
A Melt é um espaço pensado para o dia-a-dia e resulta da fusão de diferentes áreas de negócio. A primeira loja que abriram e que está a funcionar no Saldanha integra cafetaria/bistro, mercearia, wineshop e bookshop.
Data de criação:
2014
Investimento:
100 mil euros na criação da primeira loja
Empregos criados:
Nove na primeira loja que já criaram
Perspectivas futuras:
Até ao final de 2016 querem ter dez lojas em Lisboa, nomeadamente quatro próprias e seis franchisadas.
Pontos-chave do negócio:
Foco no cliente, a equipa de trabalho escolhida e a diferenciação pela qual optaram, sendo que cada loja Melt pode ter mais ou menos áreas de negócio no seu espaço, adaptando-se à zona mais residencial ou empresarial e à cidade onde poderá estar instalada.
Conselhos:
Na criação de um negócio existem sempre coisas que correm mal pelo caminho e esta é uma ‘guerra’ que só ganha quem estiver apaixonado pela ideia que está a desenvolver. É necessário ter a capacidade de dar a volta a estas situações, estar muito focado no que se quer e seguir em frente.
Website:
www.melt.pt