No primeiro semestre de 2014, a divisão de Comercial & Marketing da consultora de recrutamento Michael Page registou um aumento da procura de perfis comerciais e, em paralelo, um crescimento de 47% da faturação da divisão proveniente deste tipo de perfis, face a igual período do ano passado. Nuno Troni, executive manager da Michel Page Commercial & Marketing, relaciona esta evolução positiva nas contratações com a aposta dos empresários portugueses na internacionalização e exportação de negócios e produtos.
“Depois de um período marcado pela incerteza económica, surgem os primeiros indicadores que apontam para uma progressiva recuperação e expansão dos mercados”, avança o relatório da divisão de Comercial & Marketing da empresa que coloca os perfis comerciais entre os mais solicitados durante o primeiro semestre de 2014, representando 70% da faturação da consultora.
Para Nuno Troni, em Portugal muitas empresas têm crescido graças à aposta na internacionalização. “O recente crescimento económico da Europa de Leste, África do Norte e Subsariana, bem como da América Latina, implicou também a expansão de empresas e profissionais para estes novos mercados”, enfatiza adiantando que, em consequência, “as funções especializadas em exportação são cada vez mais valorizadas, com o recrutamento de perfis comerciais de exportação a registar bons níveis de crescimento”. Um perfil no qual, garante o executive manager da Michael Page Commercial & Marketing, “as empresas têm particular interesse” tendo em conta o seu foco no aproveitar das oportunidades que os novos canais de venda proporcionam. Uma tendência que se terá refletido durante o primeiro semestre de 20014.
Mas este aumento da procura de perfis comerciais tem especificidades próprias no atual contexto. “Para enfrentarem novos desafios, as empresas exigem cada vez mais um elevado nível de especialização”, clarifica a Michael Page. Em geral, as oportunidades oferecidas para perfis comerciais, cujos processos de seleção a empresa mediou, solicitam uma grande capacidade de propor e decidir alternativas de distribuição mais rentáveis, para desenvolver a fase inicial de inserção em novos mercados. É igualmente requerido o conhecimento técnico prévio e o domínio de vários idiomas (inglês e francês elencam-se entre os principais).
“Analisando os processos de recrutamento do primeiro semestre de 2014, verificou-se que apenas 10% dos projetos consideraram a seleção de um profissional comercial sem experiência prévia sobre o sector da empresa cliente”, explica Nuno Troni. A preferência das empresas vai para candidatos com um amplo conhecimento do produto ou serviço que é comercializado, bem como o tipo de cliente a quem o produto se dirige e o canal de venda. Um nível de experiência que impacta diretamente nos salários praticados.