Notícias

Como ser uma empresa socialmente responsável

17.10.2008


  PARTILHAR



Marisa Antunes
A Associação Portuguesa para Qualidade (APQ) vai realizar, nos próximos dias 20 e 21 de Outubro, um curso que mostra como conduzir, numa organização, o processo de implementação e de certificação de um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, a denominada norma NP 4469-1:2008.

Considerada por muitos como uma moda ou uma forma de auto-promoção da empresa, a responsabilidade social consiste antes na integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nos actos e acções das organizações, em interacção com os seus parceiros.

Além disso, a responsabilidade social está estreitamente associada ao conceito de desenvolvimento sustentável que cada vez mais é valorizado pelos consumidores: as empresas têm de integrar nas suas operações o impacto económico, social e ambiental.

Para implementar um sistema de gestão de responsabilidade social deve-se partir dos documentos colocados à disposição da empresa, enquadrados na norma portuguesa NP 4469-1: 2008, a norma de gestão da responsabilidade social, nomeadamente no que concerne aos requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.

Esta norma foi desenvolvida para responder à necessidade sentida pelos interessados na existência de uma Norma aplicável aos sistemas de gestão da responsabilidade social, relativamente à qual possam ser avaliados e ter os seus sistemas certificados.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS