Inovadores e proactivos por natureza, os Chief Information Officer (CIO) — título de cargo dado aos directores de informática —, têm vindo a conquistar um peso relevante na sociedade actual marcada pelas tecnologias de informação.
O mais recente estudo da IBM, a maior pesquisa alguma vez feita e conduzida através de entrevistas presenciais a CIO, permitiu concluir sobre a importância crescente destes profissionais em áreas de gestão estratégica e de que forma têm flexibilidade para conduzir a mudança e resolver problemas de negócios.
Assim, “mais de metade dos CIO de empresas de média dimensão participam no desenvolvimento de estratégias de negócio”, apurou o estudo intitulado “A Nova Voz do CIO”, que representa a visão de mais de 2500 directores desta área espalhados por 31 países de todo o mundo, colaboradores de organizações com menos de 1000 empregados.
Além disso, refere o mesmo documento, “os CIO de empresas de média dimensão, são talhados para uma volatilidade contínua — mais de metade (55%) antecipam mudar os seus modelos de negócio nos próximos 3 anos”.
“A economia actual está a conduzir a um período de mudança sem precedentes, que os mais bem sucedidos CIO de organizações médias estão a abraçar”, disse Marc Dupaquier, general manager, da IBM Global Midmarket. “Eles vêem a tecnologia como uma permissão para resolver problemas de um mundo que é cada vez mais pequeno, mais plano, e mais inteligente. Hoje a questão não é o quão grande se é, mas o quão inteligentemente se opera”, comentou ainda este responsável.
Conscientes desta volatilidade e da capacidade de adaptação a um mundo global, os responsáveis pela direcção de informática, que reportam directamente ao CEO (Chief Executive Officer), apostam forte na criatividade, concluindo o relatório que “os CIO mais bem sucedidos em organizações médias investem perto de dois terços do seu tempo em actividades que criam inovação”. Como parte da pesquisa, o estudo considerou as diferenças entre as respostas de colaboradores de organizações com alto crescimento dos lucros antes de impostos e aqueles de organizações com baixo crescimento. As conclusões revelaram que “estes profissionais devem conjugar vários papéis complementares — ainda que por vezes conflituosos entre si —, mas que os CIO em organizações de tamanho médio com alto crescimento são especialmente proactivos em promover a inovação e em co-criar estratégias de negócio”.
Uma outra abordagem mostrou também que à medida que estes profissionais desempenham um papel cada vez mais estratégico, “continuam à procura de novas vias para as Tecnologias de Informação produzirem maior valor de negócio”. Ou seja, em organizações de grande crescimento, eles estão a criar valor transformando proactivamente os dados que as suas organizações detêm em informação que pode ser usada para desenvolver melhores produtos e serviços. As respostas mostram que 58% de empresas em grande crescimento estão focadas em converter enormes quantidades de dados em informação que permita uma perspectiva e conduza à acção, versus 43% de empresas com baixo crescimento.
O seu papel nas organizações tendo em vista o reforço da carteira de clientes tem igualmente vindo a crescer, graças às novas formas encontradas para interagir. “Nos próximos cinco anos, 88% dos CIO em organizações com alto crescimento planeiam usar novos canais para atrair e reter clientes, enquanto que 80% planeiam melhorar as capacidades de integração e transparência das suas organizações para satisfazer as necessidades dos clientes”, conclui ainda o estudo.