Notícias

Católica reforça formação em Enologia

22.10.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A ESCOLA Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa está a apostar na formação pós-graduada e na investigação no sector dos vinhos. A pós-graduação em Enologia desta instituição de ensino permite ainda a obtenção do grau de Mestre.


A escola de Biotecnologia da Católica tem na Enologia uma das suas áreas nucleares de intervenção e actua em colaboração com a associação empresarial desta universidade, a AESBUC, da qual são associadas empresas e instituições do sector vitivinícola nacional.

Esta é uma pós-graduação única na região do Norte de Portugal. Com uma duração de 18 meses, o curso tem um programa curricular elaborado em consonância com as orientações explícitas dos parceiros sociais do sector. Para a elaboração do plano de curso, a formação contou com a colaboração do núcleo de empresas sócias da associação empresarial com actividades na área dos vinhos.

Segundo os responsáveis desta escola, o profissional do vinho necessita de um leque bastante alargado de competências e conhecimentos. Com a pós-graduação em Enologia, os formandos estarão aptos a conhecer a diversidade, a complexidade e a importância do mundo vitivinícola, bem como os factores de produção que influenciam a qualidade final do vinho.

O futuros enólogos saídos desta pós-graduação estarão também preparados para dominar temas relativos à vitivicultura, enologia e análise sensorial, necessários para a produção de vinhos de qualidade.

Aprender a conhecer a indústria do vinho

Além dessas competências terão também a capacidade de provar vinhos abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicas.

Os formandos vão aprender também a arte de comunicar com profissionais de «marketing» e do ramo comercial.

Ainda durante o curso, os alunos irão participar em «master classes» (sessão presencial que inclui provas) e seminários avançados e durante todo este processo deverão elaborar e apresentar um vinho.

O trabalho irá decorrer durante as vindimas de 2005 e consiste na elaboração de um vinho branco, com a explicação de todo o processo de produção, que naturalmente vai desde a uva até ao produto final.

Esta pós-graduação conta no seu corpo docente com professores da Universidade Católica e de universidades estrangeiras, como Bordéus e Montpellier (França), e Charles Stuart, da Austrália.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS