Notícias

Católica promove JobShop

Está de regresso à Faculdade de Direito da Universidade Católica o JobShop. À semelhança da edição passada, o objectivo é estreitar o relacionamento entre os alunos e o mercado laboral.
19.11.2009 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Durante dois dias, a Universidade Católica de Lisboa volta a ser palco de mais uma edição do JobShop, organizado pela sua Faculdade de Direito. O evento, que se realiza já nos dias 25 e 26 de Novembro, reunirá no mesmo local um conjunto de entidades que habitualmente ‘caçam' talentos naquela instituição de ensino. O JobShop já soma sete edições e tem por meta promover o contacto dos seus alunos com as entidades recrutadoras, ao mesmo tempo que os prepara para a melhor forma de abordar o mercado no momento de conquistar um emprego.

Interactivo e apelativo, assim se quer este JobShop. E Luís Fábrica, director da Faculdade de Direito da Universidade Católica, acredita que o modelo do certame vai permitir repetir o sucesso da última edição. “Em 2008 apresentámos um modelo inovador e interactivo, assente na realização de um conjunto de mesas-redondas com a participação de alunos e responsáveis de sociedades de advogados de referência e outras empresas. Paralelamente, criámos um espaço — o recruiting lounge — onde se promoveu o contacto directo com os alunos e os seus possíveis futuros recrutadores”, explica.

Nesta edição o modelo repete-se. Até porque, como refere o director, “foi um sucesso. Os alunos aderiram em massa à iniciativa, participando activamente nos debates, e a opinião das entidades participantes também foi das melhores”. Estão então previstos para este ano três workshops: Find, In-Lex e Interview Training. Cada uma destas sessões tem vocações distintas.

No primeiro workshop, a meta é apoiar os alunos na procura activa de emprego, ajudando-os na abordagem ao mercado laboral, na construção do CV e alertando-os para a importância da entrevista. No segundo workshop (In-Lex), a prioridade é para uma análise da evolução do sector das sociedades de advogados, do papel do advogado e das suas novas competências e criação de valor. Já o terceiro workshop será liderado pela Jason Associates e terá o seu enfoque na questão da carreira, do autoconhecimento e de como podem os candidatos brilhar numa situação de entrevista.

Paralelamente, está prevista a realização de várias mesas-redondas com temáticas que vão desde: “Mestrado ou escritório: é necessário optar?”, “Pro bono e Responsabilidade Social”, “Law, talent and leadership”, “As empresas e os juristas do futuro” ou “Outras profissões: que oportunidades para além da advocacia?”. Em discussão estarão, por exemplo, as vantagens e desvantagens da acumulação de mestrado e estágio, a importância da especialização ao nível do mestrado, outras saídas profissionais para os cursos de direito (diplomacia, organizações internacionais ou magistratura) ou ainda qual o perfil do advogado do futuro

Segundo Luís Fábrica, esta iniciativa é de particular importância para a Faculdade e para o seu compromisso de apoiar os alunos no acesso ao mercado de trabalho. De salientar que, como refere o director, “segundo o último inquérito realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, 85% dos diplomados pela instituição começaram a exercer actividade remunerada até um ano depois da conclusão do curso".



OUTRAS NOTÍCIAS
Quando o salário não chega

Quando o salário não chega


Mais de metade dos portugueses (62%) vivem com dificuldade com o seu rendimento mensal e 15% chegam mesmo a assumir que é quase impossível chegar ao final do mês com um salá...

Porto apadrinha empreendedores

Porto apadrinha empreendedores


Mudança Global e Sustentabilidade" é o tema da 12ª edição da Feira do Empreendedor. O evento que há muito é ponto de paragem obrigatória para...

Espaço Guimarães atraí milhares

Espaço Guimarães atraí milhares


Quando o desemprego aperta e o desespero cresce, existir um local que ofereça mais de dois mil postos de trabalho directos é quase um oásis no deserto. Por isso, não &eacut...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ADMINISTRATIVO RH C/FRANCÊS - LISBOA

Kelly Services Portugal

ATUÁRIO

Grupo Egor

AUDITOR

Grupo Egor