Notícias

Católica empreende

A universidade quer formar alunos com capacidade de iniciativa
15.04.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

«EMPREENDER» é a palavra que se impõe na Universidade Católica. Até ao próximo mês de Junho a instituição promove um ciclo de seminários sobre esta temática com o objectivo de fomentar a atitude empreendedora entre os estudantes. A iniciativa ocorre no âmbito do MBA em Empreendedorismo e conta com a participação de oradores ligados ao mundo empresarial.

Discutir os desafios e oportunidades do empreendedorismo em Portugal é a meta deste ciclo de seminários. A organização pretende promover o contacto estreito entre os estudantes e empreendedores nacionais que lhes sirvam de inspiração. Ainda este mês Pedro Cruz, fundador da empresa «ecBio», partilhará a sua história. A iniciativa prossegue em Maio, com os casos de sucesso de Pedro Pissarra, fundador da Biotecnol, e João Picoito, CEO da Siemens Communications Portugal. Para o mês de Junho estão já confirmadas as presenças de Gastão Taveira, presidente da Altitude Software e António Carrapatoso, presidente do Conselho de Administração da Vodafone Portugal.

Apesar de estarem direccionados aos alunos do MBA de Empreendedorismo, estes seminários são abertos à participação de estudantes da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da universidade e também aos participantes do Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI) que a Católica está a desenvolver. Na realidade, este ciclo de seminários não é a única aposta da instituição de ensino no campo da iniciativa empresarial.

A Católica tem em curso a primeira edição do PAEGI, um programa de formação destinado a desafiar as mentes mais empreendedoras rumo à concretização de projectos viáveis. Direccionado também para empresários e quadros de empresas que pretendam promover uma cultura de iniciativa nas suas organizações, o programa não deixa de lado o apoio a empreendedores com experiência no lançamento de empresas mas com necessidades efectivas no domínio da formação.

Segundo a organização do curso, «o PAEGI tem como objectivo formar gestores empreendedores, agentes de mudança, com capacidade de agir no sentido de acelerar a criação, a disseminação e aplicação de ideias inovadoras». O curso aposta numa abordagem multidisciplinar e «procurará dar resposta a um conjunto abrangente de questões com uma importância cada vez maior no seio das organizações».

Entre os temas a abordar merecem destaque os desafios inerentes à criação de novas unidades de negócio, as características de um empreendedor, a elaboração de um plano de negócios, a promoção do espírito de iniciativa entre os recursos humanos da empresa ou a detecção de novas oportunidades de negócio.

A Universidade Católica acredita que «a vitalidade das empresas depende em grande medida da capacidade de identificar ideias inovadoras com potencial de negócio e na conversão dessas ideias em produtos/ serviços». Um meta que este curso poderá, segundo a instituição, ajudar a alcançar.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS