Notícias

Estágios internacionais

Anualmente a AIESEC envia cerca de 50 estudantes nacionais para todo o mundo
15.04.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A REALIZAÇÃO de um programa de estágios internacionais e a organização de iniciativas que aproximem o mundo empresarial do académico, são as principais acções desenvolvidas pela AIESEC Portugal.

Esta é uma associação constituída e gerida por estudantes universitários de economia e gestão, integrada numa rede internacional. O nome AIESEC vem de Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais, criada em 1948. Está representada mundialmente em cerca de 850 universidades espalhadas por 89 países, contando com mais de 30 mil membros. Em Portugal surgiu dez anos depois e está presente nalgumas das mais prestigiadas universidades do país, trabalhando em prol dos estudantes.

«A AIESEC Portugal está organizada como uma empresa, sendo não lucrativa, em que existem vários departamentos como marketing, finanças, etc. O trabalho é desenvolvido em equipa e orientado para objectivos», explica Elisabete Serra, presidente desta instituição. Uma das suas principais actividades está relacionada com um programa de estágios internacionais. Esta acção envolve por norma cerca de 50 estudantes nacionais que vão trabalhar para terras estrangeiras, onde a AIESEC internacional está presente. Em contrapartida, a AIESEC Portugal recebe mais ou menos a mesma quantia de estudantes que envia e prepara os seus estágios em empresas nacionais.

«Os estudantes podem concorrer a este programa de estágio a partir da conclusão de cerca de metade da licenciatura e podem fazê-lo até terem terminado o curso até dois anos. Os interessados candidatam-se e são submetidos a uma prova de selecção que visa saber quais as suas motivações para estagiar no estrangeiro», frisa Elisabete Serra.

Para a responsável «esta experiência enriquece os estudantes e aumenta a sua competitividade no mercado de trabalho». Anualmente as inscrições ocorrem em Março/Abril e Outubro e os estágios podem ser de curta duração (dois meses) ou de longa duração (até ano e meio). São em áreas técnicas (informática), economia, gestão, marketing, recursos humanos e desenvolvimento. Qualquer aluno pode candidatar-se independentemente do curso ou filiação na AIESEC. Antes da saída dos alunos para o estrangeiro, a associação realiza um seminário em que os novos e antigos participantes trocam opiniões sobre esta experiência.

Outra das actividades desta associação centra-se na aproximação do mundo académico ao empresarial. Neste domínio realiza sessões de apresentação de empresas nas universidades, formação, road show, job shops, concursos de empreendedorismo e jogos de simulação, entre outras actividades que sirvam acima de tudo de interacção entre quadros de empresas e estudantes universitários de forma a proporcionar perspectivas o mais reais possíveis, do que é o mercado de trabalho.

Para Elisabete Serra, «as empresas e as universidades estão de costas voltas e este é o nosso contributo para minimizar essa situação. Desta forma ajudamos também as empresas a posicionarem-se no meio académico».





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS