Notícias

Católica de Braga com novas licenciaturas

16.04.2004


  PARTILHAR




Diário do Minho/Rede Expresso

O CENTRO Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) abre, no próximo ano lectivo, duas novas licenciaturas, três mestrados e uma pós-graduação.

A Faculdade de Filosofia enriquece a sua oferta com a licenciatura em Psicologia e uma pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação.

A Faculdade de Teologia lança dois mestrados, um em Ciências Religiosas, denominado "Igreja-Mundo - Cristianismo e neo-paganismos"; outro em Teologia Sistemática, na vertente da Teologia Fundamental, que versa sobre "O regresso dos deuses - crítica dos neo-politeísmos".

Na Faculdade de Ciências Sociais, funcionará a licenciatura em Psicologia e o mestrado em História da Sociedade Portuguesa Contemporânea. Em perspectiva, está a criação de mais duas especializações nas áreas do Turismo e Urbanismo, para 2005/2006.

Na apresentação das novas propostas, o presidente da Comissão Instaladora da UCP de Braga realçou que a universidade, sem se distanciar dos padrões clássicos, tem de se voltar para a modernidade, preparando ofertas curriculares que respondam às mudanças económicas, sociais e culturais.

Por outro lado, "vai sendo cada vez mais procurado o conhecimento completo e multidimensional da pessoa, nos mecanismos psíquicos e sociais que a constituem", salientou José da Silva Lima.

Segundo o director da Faculdade de Filosofia, Nuno Gonçalves, o campo da Psicologia é fundamental para a realização da missão da UCP, promovendo a reflexão e a actuação nesta área, numa perspectiva que integre as dimensões cognitiva, afectiva e religiosa.

O professor universitário referiu que, em Portugal, se constata uma grave lacuna a que urge dar resposta através de uma formação no domínio da Psicologia, baseada no contexto de uma antropologia cristã. Por isso, sublinhou, a licenciatura em Psicologia da UCP "só se justifica se corresponder a um projecto que se afirme pela diferença".

As pós-graduações e mestrados da Faculdade de Teologia apresentam-se "como uma das vias mais férteis" de resposta aos desafios específicos colocados à formação teológica pelas exigências culturais da chamada "sociedade do conhecimento", adiantou Pio Alves de Sousa, director daquela Faculdade.

O sacerdote disse que os mestrados da Faculdade de Teologia não se destinam apenas às pessoas que concluíram Teologia ou Ciências Religiosas, podem ser frequentados por licenciados em História, Filosofia e áreas afins.

Por seu turno, o director da Faculdade de Ciências Sociais afirmou que a licenciatura em Desenvolvimento Local e Regional é "original", "transdisciplinar" e com "saídas múltiplas".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ENGEHEIRO DE PRODUÇÃO - AVEIRO

Kelly Services Portugal

ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO - GUARDA

Kelly Services Portugal

HSEQ COORDINATOR - LISBON

Michael Page Portugal