Notícias

Bons líderes podem fazer milagres

Bons líderes podem fazer milagres

Não é sua competência gerir os destinos da empresa, mas é da sua inteira responsabilidade recrutar, treinar, motivar, colocar e manter na função certa os profissionais que conduzirão a empresa ao sucesso. Pode a atuação dos gestores de recursos humanos fazer milagres nos resultados de uma organização? A Society for Human Resources Management conduziu um estudo que prova que sim.

02.10.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Há uma relação significativa entre as competências dos gestores de recursos humanos e o grau de compromisso dos profissionais com a empresa. A Society for Human Resource Management (SHRH) conduziu, em parceria com a Universidade Lusíada e a consultora de recursos humanos Jason Associates, um estudo que identificou nove competências-chave para a função de recursos humanos e mediu o seu impacto nos resultados da empresa.

“A função de RH para ter impacto, tem de servir diretamente o negócio e para isso tem de comunicar na mesma linguagem”, clarifica o estudo que aponta o conhecimento do negócio (business acumen) e a avaliação crítica como as competência que geram maior impacto na fidelização e engagement dos profissionais face à empresa. O relatório esta semana divulgado realça que “é muito importante que na sua formação e ao longo do seu percurso, os profissionais desenvolvam competências que lhes permitam interpretar informação do negócio, identificar quais as métricas que devem monitorizar, antecipar o impacto das decisões na empresa e avaliar o retorno dos investimentos realizados (ROI)”. Só desta forma os líderes de recursos humanos poderão ter uma voz mais ativa no desenho e implementação das estratégias organizacionais.

Neste inquérito, a (SHRH) inquiriu 74 profissionais de recursos humanos e 576 colaboradores com responsabilidades de gestão, em 17 empresas de distintos setores de atividade. A avaliação realizada permitiu identificar nove competências essenciais aos profissionais de recursos humanos: Conhecimento técnico de gestão de recursos humanos; gestão de relacionamentos; consultoria; liderança organizacional; comunicação; capacidade de gerir a diferença; valores éticos; conhecimento do negócio e avaliação crítica. De um profissional de recursos humanos espera-se que seja exímio na capacidade de aplicar os princípios e práticas de gestão de recursos humanos, de modo a contribuir para o sucesso da sua organização, mas também que tenha capacidade para gerir o relacionamento com os colaboradores, a diversidade cultural e geográfica da equipa, dar aconselhamento e orientação aos diferentes stakeholders, em contextos e situações distintos, capacidade para criar fluxos eficientes de informação, entre inúmeras outras competências.

O estudo analisou a relação entre estas nove competências e um conjunto de variáveis organizacionais - como sejam, a satisfação com o trabalho, o compromisso com a organização, a intenção de abandonar a empresa ou a perceção do desempenho da organização (ao nível do produto e mercado das práticas de recursos humanos) – e concluiu que “o impacto das competências de RH é mais notório no desempenho percecionado da organização e das práticas de RH”. Ou seja, a perceção que as pessoas têm sobre o desempenho da empresa tende a ser mais positivo nas empresas em que a avaliação das competências de RH também é mais favorável. Uma constatação que reforça a ideia de que uma boa estratégia de recursos humanos, assegurada por um líder de excelência pode fazer a diferença no grau de compromisso dos colaboradores com o negócio e a empresa.    



OUTRAS NOTÍCIAS
Os 'caça' promoções

Os 'caça' promoções


Organizar de forma intuitiva todos os descontos dos folhetos de supermercados publicados semanalmente e disponibilizá-los aos utilizadores via web e mobile é o objetivo da plataforma Pro...

Empreender e gerir PME

Empreender e gerir PME


Para se ter sucesso no mundo competitivo dos negócios é necessário saber planear, definir objetivos, elaborar cenários económicos, criar estratégias e metas, ...

Aeronáutica à procura de talento

Aeronáutica à procura de talento


Opera a partir de Coimbra mas a sua ambição é mais do que internacional, é espacial. A Active Space Technologies nasceu “incubada” na Agência Espacial Eur...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS