Notícias

Banca e Seguros contratam

Banca e Seguros contratam

Ano novo, novas prioridades. As estatísticas das oportunidades de emprego divulgadas pelo Expresso Emprego durante o mês de janeiro dão conta de uma dinâmica crescente nos recrutamentos. As empresas estão a regressar ao mercado e ainda que a Engenharia e as TI mantenham a liderança das novas contratações, os dados demonstram que os recrutadores têm novas preocupações no reforço das suas equipas.

31.01.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Sem grandes surpresas, no arranque para 2014, a dinâmica do mercado de recrutamento nacional permanece sustentada pelas ofertas geradas em duas grandes áreas: engenharia e tecnologias de informação. Em 913 oportunidades de emprego divulgadas através das plataformas do Expresso Emprego - versão impressa e sítio online expressoemprego.pt - 558 são ofertas relacionadas perfis dos diversos ramos da Engenharia ou das Tecnologias de Informação. A grande surpresa deste início de ano é a área da Banca e Seguros que apesar das notícias recentes, pouco favoráveis ao sector, com registo de múltiplos despedimentos e encerramento de agências em várias instituições bancárias, entra em 2014 a apostar forte nas contratações. Sozinho, este sector divulgou no último mês 94 oportunidades de emprego.

No ranking dos sectores que geraram em janeiro maior número de oportunidades, a banca figura em quinto lugar, mas foi o que registou maior crescimento face aos mêses anteriores. Os dados das ofertas de emprego divulgadas em janeiro no Expresso dão conta de um crescimento da procura de perfis licenciados em economia gestão e contabilidade, mas com especialidades em áreas como a fiscalidade ou o sector segurador. A tendência é acompanhada também pelo incremento do recrutamento por parte das consultoras. Consultores, analistas, controlers, economistas, juristas ou fiscalistas figuram entre os profissionais mais procurados.

A merecer destaque durante o último mês está também o aumento da procura de Gestores para cargos de liderança ou de topo. Um sinal de que as organizações estão em mudança e a preparar-se para novos desafios é também a aposta que as empresas estão a realizar na contratação de especialsitas em gestão de recursos humanos. Um estudo agora divulgado pela consultora de recrutamento Hays aposta a atração, retenção e gestão de talento como o principal desafio das organizações para este ano. As empresas já o percebeream. A braços com a concorrência de empresas estrangeiras que recrutam cada vez mais em Portugal, assegurar a competitividade passa pela retenção de massa crítica e profissionais de excelência.

Materializar no terreno esta estratégia poderá não ser tarefa fácil num país em dificuldades financeiras, razão pela qual as empresas estão a recorrer cada vez mais a gestores de recursos humanos que possam delinear programas específicos que permitam alcançar estas metas. No último mês, o Expresso Emprego divulgou 65 oportunidades para profissionais de recursos humanos. Impossíveis de destronar na liderança dos criadores de emprego permanecem as Engenharias e as TI, com os engenheiros mecânicos e eletrotécnicos a registarem forte procura no mercado.

Quem recruta mais*

Depois de vários ranking liderados por empresas a recrutar para funções internacionais, a lista dos maiores recrutadores de janeiro é 100% nacional, não na origem das empresas mas nos seus objetivos. No último mês a empresa de sistemas de informação Timestamp destacou-se como a que mais oportunidades divulgou, seguida da consultora Decisões & Soluções que quer contratar este ano 1500 profissionais.

1º Timestamp
2º Decisões & Soluções
3º Trofa Saúde
4º Mindbury Consulting
5º Tyco Electronics
6º Arquiconsult
7º MetLife
8º Grupo JAP
9º ERA
10º Nors

*Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
O segredo do sucesso

O segredo do sucesso


As empresas que encaram os colaboradores como meras “máquinas” são organizações que, simplesmente, não têm futuro. O alerta vem de Pascual Olmos, o...

APS qualifica na área dos seguros

APS qualifica na área dos seguros


A Academia Portuguesa de Seguros (APS), entidade formadora da Associação Portuguesa de Seguradores, prepara-se para lançar uma nova edição do curso de “Gest&at...

Recrutamento recupera dinâmica

Recrutamento recupera dinâmica


A contratação vai aumentar em 2014. Esta é uma das principais conclusões do Guia do Mercado Laboral 2014, esta semana divulgado pela empresa de recrutamento Hays. Segundo e...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS