Notícias

Autarquias apostam no ensino e formação

16.05.2003


  PARTILHAR





Maribela Freitas

A ASSOCIAÇÃO dos Municípios da Alta Estremadura (AMAE) está a elaborar um Plano Director do Ensino e Formação/Carta Educativa para a área dos seis municípios que constituem esta entidade. O objectivo é avaliar as necessidades de ensino da região e intervir com políticas que se enquadrem na realidade destes concelhos.

"No âmbito da carta educativa em que as autarquias realizam estudos e verificam as necessidades de ensino e renovação de equipamento dos seus concelhos, a AMAE resolveu ir mais longe e fazer algo com maior abrangência", explica António Lucas, presidente da Câmara Municipal da Batalha e vogal do conselho de administração da AMAE.

Com a criação deste Plano Director do Ensino e Formação, a associação, que engloba os concelhos da Batalha, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Pombal, pretende definir as linhas orientadoras do ensino na região, permitindo também a realização de uma avaliação transversal dos diversos quadrantes da educação e dos seus equipamentos.

Neste estudo vão ser abrangidos todos os graus de ensino, desde o pré-escolar até à universidade, passando pelo ensino profissional. "Queremos também verificar quais as relações entre o ensino e as necessidades do meio, nomeadamente da vertente económica da região abrangida pela associação", salienta António Lucas.

Para isso vão ser avaliadas as saídas profissionais e a taxa de empregabilidade das formações ministradas nestes concelhos, bem como a adaptação que os novos cursos estão a ter neste território. A melhoria das condições logísticas e humanas nas escolas e da qualidade a nível do ensino, são mais duas metas a atingir.

António Lucas frisa que "o objectivo é termos um documento bem sistematizado e estruturado que possibilite a inversão ou implementação de políticas ao nível da educação". O plano vai ser elaborado durante os próximos seis meses e o seu financiamento vai ser concretizado através de fundos comunitários e pela comparticipação dos municípios que integram a AMAE.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS