Notícias

Auchan investe €1 milhão para formar futuros líderes

Auchan investe €1 milhão para formar futuros líderes

A multinacional prepara nova edição do Auchan Executive Graduate Program, o programa internacional de aceleração de talento que garante entrada na empresa.

06.03.2017 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A cada quatro anos, a multinacional Auchan investe €1 milhão no Auchan Executive Graduate Program, um programa internacional de captação e aceleração de talentos, criado pela multinacional no ano passado, que visa criar uma incubadora global de profissionais de elevado potencial, que permita identificar e formar os futuros líderes do grupo. A primeira edição do programa arrancou em 2016 e uma segunda está já em preparação, com as candidaturas a decorrer até 31 de março e com 40 vagas disponíveis em vários países.

Os candidatos são selecionados a nível global, nas várias geografias onde a Auchan está presente e partem para o programa de formação, que tem a duração de quatro anos, com um contrato de trabalho por tempo indeterminado e um salário que Jorge Filipe, diretor de Recursos Humanos da Auchan Retail Portugal, admite ser cerca de 25% superior ao que é oferecido a um recém-licenciado em início de carreira. Sem quantificar valores, o líder avança que “atrair os melhores, como queremos, exige que consigamos demonstrar as estes jovens que estamos dispostos a investir neles e na sua qualificação”. O objetivo é que os candidatos selecionados nos vários países terminem a formação, quatro anos depois, a exercer cargos de direção na empresa.

O Grupo Auchan que integra a área de retalho, com a marca Jumbo, mas também a área financeira (com a Oney), e a imobiliária (Immochan), soma 50 anos de existência estando presente em mais de 12 geografias distintas. No último ano, a empresa constatou que uma parte significativa dos seus quadros dirigentes deverá abandonar o grupo num horizonte de cinco a dez anos, por motivos de reforma, tornando não só necessário como urgente, renovar estes quadros a nível global.

Foi este um dos princípios que norteou a criação do Auchan Executive Graduate Program, mas não o único. “A empresa quer continuar a expandir-se a nível mundial e é importante ter quadros preparados para avançar para países onde ainda não está ou só está em regime de franchising mas ambiciona uma presença por meios próprios”, explica o diretor de RH acrescentando ainda que “o Grupo Auchan está a a investir muito numa política interna de diversidade que pressupõe ter nos Comités de Direção diferentes perfis, de diferentes idades, géneros equilibrados, percursos e funções distintas na empresa e diferentes bases formativas”.

Orçamento milionário
O propósito do programa internacional é simples, formar de forma mais acelerada pessoas que possam chegar a médio prazo ao Comité de Direção da Auchan em cada país. Jorge Filipe traduz a ambição em números. O programa está direcionado para dois tipos de público: o externo composto por jovens licenciados de elevado potencial, com idade limite de 25 anos, licenciatura, mestrado e experiência de mobilidade académica através de programas como o Erasmus, e o interno, onde profissionais até aos 30 anos que já integrem a empresa há pelo menos um ano. Em suma, explica o diretor, “tendo estes talentos 24 a 25 anos, a ideia é que possam chegar ao Comité de Direção aos 31 ou 32”.

Para isso, a Auchan delineou em parceria com a escola francesa ESSEC, parceira formativa do programa, um percurso de qualificação ambicioso, cobrindo áreas como a transformação digital, gestão estratégica, liderança e outras que são combinadas com um conhecimento aprofundado das várias áreas em que a Auchan atua e com experiências de trabalho de pelo menos seis meses em contextos internacionais. A cada quatro anos, o programa terá um custo para a empresa de mais de €1 milhão de euros. “O nosso objetivo não é investir na formação de novos líderes para eles depois saírem para a concorrência”, realça Jorge Filipe acrescentando que por essa razão o processo de seleção é muito rigoroso. A empresa simplesmente não arrisca recrutar alguém que possa vir a desistir ou a revelar não ter o perfil adequado.

Por ano, o Auchan Executive Graduate Program tem 40 vagas disponíveis nos nove países participantes - China, França, Espanha, Rússia, Polónia, Hungria, Portugal, Itália e Roménia - mas não tem de as preencher todas. Tem antes de garantir que lá estão os talentos certos. Na última edição, ainda a decorrer, foram selecionados no conjunto dos países 22 jovens talentos só na área de retalho, apesar das perto de 3200 candidaturas recebidas. Nesta edição o número deve ser superior.
Os candidatos que superam as oito fases de seleção, totalmente conduzidas em inglês, são preparados para liderar em qualquer contexto cultural e para assumirem funções de direção num curto espaço de tempo. Segundo Jorge Filipe, “para a nova geração de profissionais, o importante não é o dinheiro, é o investimento que a empresa faz no seu desenvolvimento e na sua formação e o programa foi estruturado neste sentido”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Mulheres são menos de três em cada dez líderes de empresas

Mulheres são menos de três em cada dez líderes de empresas


Um longo caminho a percorrer. Apesar dos progressos nos últimos anos, a presença das mulheres em cargos de liderança e gestão nas empresas em Portugal ainda está mui...

“10% a 15% dos empregos industriais desaparece em 10 anos”

“10% a 15% dos empregos industriais desaparece em 10 anos”


A indústria 4.0 (I 4.0) é uma revolução industrial ou social?Para muitas empresas é uma evolução. A digitalização e a automaç&atil...


"O recrutamento complicou-se muito nos últimos anos"


A navegar a onda do crescimento económico e da expansão internacional dos seus projetos, a consultora Mercer tem o mesmo objetivo que a generalidade das empresas nacionais: atrair os mel...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS