A Airbus vai realizar pela quinta vez a competição Fly Your Ideas. O concurso de empreendedorismo e inovação ocorre a cada dois anos e desafia jovens de todo o mundo “a inovar pelo futuro da aviação”, explica Charles Champion, vice-presidente executivo da Airbus para a área de Engenharia. As candidaturas decorrem até 31 de agosto. Para a equipa vencedora está reservado um prémio de €30 mil e para a segunda classificada, €15 mil.
“Com o Fly Your Ideas 2017, a Airbus volta a desafiar os estudantes de todo o mundo a inovar na área da aviação”, afirma o vice-presidente da empresa. A Airbus volta assim a colocar a sua equipa de inovação, “composta por especialistas altamente qualificados”, a trabalhar lado-a-lado com as universidades e os seus alunos mais inovadores. Os estudantes podem inscrever-se em equipas de três a cinco elementos, através da plataforma online dedicada à competição – em www.airbus-fyi.com -, “e são encorajadas a incluir elementos de diferentes nacionalidades, backgrounds e áreas de estudo (da Engenharia ao Marketing, das Ciências ao Design)”, realça o vice-presidente.
As equipas deverão ser apoiadas por um mentor académico, oriundo da universidade que frequentam os candidatos. O objetivo da competição, que é realizada em parceria com a UNESCO desde 2012, é aproximar os jovens da indústria aeronáutica, ajudando a estabelecer uma relação longa e duradoura entre o sector e a próxima geração de jovens inovadores. Depois de apresentadas as candidaturas, os projetos são avaliados por uma equipa de especialistas da Airbus e 50 equipas passam à segunda volta da competição, recebendo dos especialistas da Airbus inputs significativos e orientação que lhes permita desenvolver a ideia e transformá-la num projeto consistente. Apenas cinco equipas serão selecionadas para a terceira fase da competição. “Aqui os alunos são chamados a testar, prototipar e visualizar as suas soluções e apresentam finalmente os seus projetos perante um júri de especialistas, num evento final a realizar em maio do próximo ano”, refere.
Ligação às universidades... em todo o mundo
Ao longo de quatro edições, o Fly Your Ideas já somou mais de 15 mil estudantes entre os participantes, 600 universidades envolvidas (de mais de 100 países), e 1600 ideias submetidas que foram otimizadas com o apoio de 380 profissionais da Airbus envolvidos no programa e que quem coube a missão de trabalhar em conjunto com os alunos e as universidades.
“Valorizamos esta permuta de conhecimento, esta colaboração de mútuo-benefício, entre a Airbus e as universidades, que possibilita aos estudantes aplicarem a sua criatividade um ambiente de aprendizagem excecionalmente rico e, simultaneamente, prepararem-se para um mercado de trabalho extremamente competitivo”, explica Charles Champion adiantando que para a Airbus, esta ligação às camadas mais jovens e à academia, “é uma oportunidade para contactar e fazer crescer novas ideias a partir da mente imaginativa e liberta dos mais jovens”. A edição 2017 do Fly Your Ideas tem, segundo o vice-presidente da Airbus, algumas novidades. “Nesta edição os candidatos serão chamados a desenvolver soluções para desafios concretos e reais da indústria, que sejam soluções imediatas e ou inovações orientadas para o futuro”, explica.
Entre os desafios colocados aos alunos estão: no campo dos Modelos de Negócio, “o que pode ser feito na indústria da aviação, além do transporte?”; no campo da Operações, “como podemos utilizar big data para melhorar a eficácia das operações de voo?”; no campo da Experiência oara os Passageiros, “como podem os novos processos ou layouts facilitar os embarques e desembarques e aumentar a capacidade para bagagem?”; no campo do Design e Engenharia, “como pode a inteligência artificial apoiar o design e o fabrico de aviões?” e, no campo do Fabrico, “como é que o podemos otimizar para reduzir o desperdício e assegurar a sustentabilidade de recursos?”. É para estes desafios que Fly Your Ideias procura este ano resposta, desafiando as mentes mais inovadoras do mundo que estão nos bancos das universidades.