O princípio que guia o novo curso de formação executiva da Porto Business School em parceria com o Institute for Management Development (IMD Business School) é simples: formar líderes globais, permitindo que eles possam – tendo em conta as suas preferências e ambições – desenhar o programa à sua medida combinando um conjunto de sessões. O Orchestrating Winning Performance conta com duas edições anuais, uma em Junho (na Suíça) e outra em Novembro, a próxima, a realizar entre o Porto e Singapura, com uma duração total de sete dias.
“Em termos práticos, o Orchestrating Winning Performance é um programa de desenvolvimento de líderes globais, com a duração de sete dias que funciona em regime de imersão e que decorre na Porto Business School e no campus do IMD em Singapura, e garante dupla certificação pelas duas escolas”, explica Patrícia Teixeira Lopes, associate Dean da Porto Business School. Os primeiros dois dias do curso decorrem na Porto Business School e os restantes cinco na Suíça ou em Singapura, consoante se trate da edição que decorre em Junho ou em Novembro.
O modelo do curso é comum: “uma abordagem muito focada no mundo real, assente em três conceitos-base: inovação, customização e networking”, realça Patrícia Teixeira Lopes. Por outras palavras, participantes têm a possibilidade de desenhar um programa à sua media, combinando um conjunto de sessões que vão desde a Liderança, Estratégia, Inovação, Digital à Competitividade e Empreendedorismo. “O programa vive de diferentes momentos - sessões plenárias, que se pretende que sejam momentos de reflexão, e que tocam temas como a Liderança, Globalização, Estratégia; sessões específicas (streams) onde são desenvolvidos de forma mais profunda dois temas escolhidos por cada participante em temas como a Transformação Digital, Family Business, Inovação, Governance ou outros, complementadas com atividades que promovem o bem-estar e equílibrio emocional como o mindfullness e sessões inspiradoras com oradores de renome mundial”, explica a associate Dean. O programa foi concebido a pensar em executivos com formação em gestão e experiência de direção que procurem atualizar conhecimentos e desenvolver uma visão global de modo a estar melhor preparados para enfrentar com sucesso os desafios atuais e futuros das suas organizações, potenciando bons resultados.
Ambiente multicultural
Uma dos pontos fortes deste modelo formativo é, segundo Patrícia Teixeira Lopes, o facto de reunir em campus cerca de 450 participantes de mais de 50 países. “O programa permite o desenvolvimento de líderes globais, o acesso ao que existe de mais recente em termos de gestão e de liderança, o aprofundamento dos temas mais relevantes para cada um dos participantes e o networking e troca de experiências”, explica.
O facto de funcionar em regime de imersão obriga, segundo a representante da Porto Business School, os participantes a sair do ritmo diário da empresa, possibilitando um maior envolvimento e entrega ao programa potenciando o impacto da sua participação. “O programa garante uma perspetiva global da gestão, permitindo o enriquecimento e a experiência multicultural dos alunos”, enfatiza Patrícia Teixeira Lopes. A associate Dean da Porto Business School relembra que este tipo de modelos formativos têm vindo a ganhar destaque entre as escolas de formação executiva globais, à medida que o nível de exigência dos alunos aumenta, valorizando “soluções personalizadas, alinhadas com as suas necessidades específicas”.