Notícias

AEP treina Gestão Internacional

AEP treina Gestão Internacional

A abordagem aos mercados internacionais é tema de estudo num novo curso, promovido pela Católica Porto Business School e pela Associação Empresarial de Portugal.

14.02.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A contração que o mercado interno tem vindo a sofrer nos últimos anos, fez da internacionalização uma opção estratégica para muitas empresas e profissionais. A pensar neste público crescente, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Católica Porto Business School (CPBS) uniram-se para lançar o Curso Executivo de Gestão Internacional. A formação, direcionada a administradores e quadros de empresas com atividade de exportação e comércio internacional ou profissionais que pretendam assumir funções ao nível da internacionalização, tem data de início prevista para março.

Segundo as entidades promotoras, “o curso procura dar resposta aos desafios da internacionalização de uma pequena e média empresa (PME), através de um programa elaborado com base num diagnóstico atual junto das empresas, articulação de várias metodologias com forte componente prática e formação orientada para resultados concretos”. Para a conceção do programa deste curso, a Católica Porto Business School e a Associação Empresarial de Portugal, auscultaram empresas clientes, envolvidas em processos de internacionalização. “O objetivo era compreender as necessidades específicas dos processos de internacionalização de PME para melhor desenvolver um programa ajustado a esses requisitos”, explica a organização.

Entre os vários módulos a desenvolver no âmbito deste curso estão temáticas como a caracterização dos mercados e produtos, os modos de entrada em mercados internacionais, a elaboração do diagnóstico das necessidades locais, a logística internacional, o financiamento do processo de internacionalização, a análise economico-financeira, fiscalidade internacional, elaboração do plano economico-financeiro, cultura e diferenças culturais, participação em feiras e missões ou plano de estratégia comercial.

O curso tem uma duração de 90 horas e decorrerá entre março e junho, nas instalações da Fundação AEP, com uma carga de seis horas semanais. No final do programa, enfatiza a Católica Porto Business School, os participantes deverão ser capazes de identificar os fatores críticos de um processo de internacionalização e estarão aptos a utilizar as ferramentas base de gestão do mesmo. A equipa de docentes que assegurará esta formação integra consultores e docentes com experiência na implementação de planos de internacionalização.



OUTRAS NOTÍCIAS
Portugal lidera integração de temporários

Portugal lidera integração de temporários


Nos  últimos 12 meses, um em cada quatro profissionais portugueses (25,8%) receberam uma proposta integração permanente na empresa, após terminarem um contrato de Trab...

Mover Portugal apoia desempregados

Mover Portugal apoia desempregados


A consultora Ideias & Desafios vai voltar a reunir cerca de 200 desempregados para uma formação gratuita de três dias, cujo objetivo é capacitá-los com as ferrame...

Ensino à distância cativa empresas

Ensino à distância cativa empresas


Os exemplos somam-se em todos os sectores de atividade, mas tendem a ser mais relevantes em áreas onde a constante atualização de competências e conhecimentos é estra...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA